Esporte

Treino eficiente: conheça as 5 modalidades que mais queimam calorias

Por Redação Doutíssima 20/01/2014

Para quem deseja perder calorias, nada mais eficiente do que ajustar a dieta e praticar exercícios físicos. O segredo está em fazer as escolhas certas, focadas em seus objetivos. Algumas modalidades podem ajudar.

calorias

Correr pode ser ula alternativa certeira. Foto: iStock, Getty Images

Melhores modalidades para perder calorias

Para quem não tem muito tempo para a atividade física, é necessário encontrar exercícios que ajudem a queimar calorias mais rápido e que, além disso, auxiliem a fortalecer o corpo. Veja alguns deles:

  • Ciclismo

Pedalando em uma bicicleta estacionária é possível queimar tantas calorias quanto andando pela cidade. Conforme a velocidade ajustada e dependendo da sua resistência, essa atividade é capaz de queimar até 483 por hora.

  • Escalada

Você vai queimar cerca de 454 calorias por hora ao escalar e 284 por hora durante a descida. Além disso, o movimento é ótimo para fortalecer diferentes grupos musculares.

  • Pular corda

A sua brincadeira preferida na infância também é um treino incrível. Dependendo do seu ritmo e intensidade, você pode queimar cerca de 670 calorias por hora. Tente manter o ritmo de pelo menos 100 saltos por minuto para obter um melhor desempenho ao pular corda.

  • Boxe

Coloque suas luvas e suba no ringue para queimar cerca de 727 calorias em uma hora. Ou então experimente uma aula de kickboxing, que é menos intimidante, mas ainda bem eficaz para queimar energia.

  • Corrida

Você pode queimar de 550 a 900 calorias intercalando a caminhada e a corrida. Não precisa correr rápido, um trote simples já é capaz de fazer maravilhas para aptidão cardiovascular e tonificação e fortalecimento do abdômen.

Mais nem sempre é melhor

Um equívoco comum entre aqueles que querem perder peso é querer passar longos períodos de tempo se exercitando. Por outro lado, pesquisadores norte-americanos sugerem que isso pode ser um erro.

Eles descobriram que o metabolismo se adapta à quantidade de exercícios que uma pessoa faz. Conforme o estudo publicado na revista Current Biology, aqueles que se comprometem a níveis moderados de atividades, perderam calorias de forma crescente, enquanto aqueles que fizeram mais exercícios do que a média se mantiveram estáveis.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Universidade de Nova Iorque, dos Estados Unidos, mediram a quantidade de energia gasta durante exercícios. Constatou-se que essa perda não é diretamente proporcional ao nível de intensidade da atividade física.

Por isso, eles apontam que o que vale é a qualidade dos exercícios e a regularidade – muito mais do tempo que você se dedica a fazê-los.

E você, que exercício prefere? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!