Clínica Geral

Dúvida: o que pode causar a dor no ombro e braço esquerdo?

Por Redação Doutíssima 18/03/2014

dor no ombroSabe aquela dor no ombro que você não sabe porque acontece?

Nós pesquisamos e vamos explicar para você as causas. Saiba mais:

Qualquer pessoa pode sentir dor no ombro ou no braço esquerdo, porém, existem alguns fatores e condições médicas que favorecem o seu risco. Iremos detalhar cada uma delas abaixo:

 

Complicações nos ossos

 

Algumas pessoas com desordens ósseas têm mais possibilidade de desenvolver este tipo de dor. Entre os problemas mais comuns, podemos citar a inflamação nas articulações que são causadas pela artrite (diminuição das articulações que causa a perda de cartilagem); por espondilite anquilosante (forma de artrite muito dolorosa); e pela bursite (causada pela inflamação de uma bolsa de líquido, encontrada entre o tendão e o osso).
Outra condição que pode causar dor no ombro é a necrose avascular, que ocorre quando o tecido ósseo morre por falta de suprimento sanguíneo.

 

Condições médicas

 

Infecções – As infecções causadas por vírus e bactérias aumentam as possibilidades de a pessoa sentir este tipo de dor. As mais comuns são a Sepse (provocada por bactérias do tipo estafilococos na corrente sanguínea), e a neuralgia pós-herpética (lesão causada após o tratamento da herpes-zóster).

 

dor no ombro

Como agir em caso de dor no ombro

 

Uma maneira de aliviar a dor é colocar gelo sobre o ombro. Para isso, envolva algumas pedras com um pano e aplique sobre a parte dolorida por cerca de 15 minutos. Você pode repetir este procedimento de 3 à 4 vezes por dia durante 3 dias. Medicamentos como Paracetamol e Ibuprofeno também ajudam a reduzir dores e o inchaços.

É importante evitar carregar pesos e fazer outros esforços que possam aumentar o incômodo. O ideal é manter o ombro em repouso durante alguns dias até que a dor diminua.

Atenção aos sintomas como sudorese, falta de ar e tontura. Quando a dor é muito forte e vem acompanhada destes sintomas, ela pode representar um sinal de ataque cardíaco. Portanto, neste tipo de situação, é preciso ligar para a emergência imediatamente para receber atendimento médico o mais rápido possível.

Outros sintomas que também merecem atenção são: vermelhidão e inchaço no local, febre ou impossibilidade de movimentar a articulação.
Procure ajuda médica se você já seguiu todos os passos e mesmo assim a dor persiste por pelo menos mais de uma semana.

 

Como prevenir a dor no ombro

 

Nem sempre é possível saber quando ela vai aparecer, por isso, a melhor coisa é tentar prevení-la com algumas atitudes simples:

– Consulte um fisioterapeuta para saber quais são os exercícios adequados para fortalecer os tendões e músculos do ombro.

– Depois de praticar atividade física, aplique gelo no ombro e tome um analgésico ou antitérmico.

– Caso você esteja fazendo tratamento para tendinite, é importante continuar a fazer exercícios que ajudem a evitar o ombro congelado.

Confira abaixo alguns exercícios para dor no ombro:

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Saiba um pouco mais sobre a Artrite Reumatoide

Artrite é doença de gente velha?

Tendinite: o que é e como tratar

Dor muscular tardia: será que você sofre disso?

Fisioterapia para distúrbios de tontura e equilíbrio

Enxaqueca? A fisioterapia pode aliviar sua dor

Lesão do manguito rotador. O que é isso?