Para quem quer engravidar, uma boa ideia é incluir na dieta alimentos que aumentam a fertilidade em ambos os sexos. Além de melhorar as funções relacionadas à fertilidade, muitos deles são benéficos para outros sistemas do organismo, ou seja, podem ajudar na sua saúde.
Dieta com alimentos que aumentam a fertilidade
Há muitas dietas da moda que supostamente ajudam a fertilidade, mas nenhuma delas têm base científica.
A melhor alternativa é buscar uma ingestão calórica adequada e a manutenção do peso ideal para a gravidez – que seria um índice de massa corporal entre 19 e 28. As mulheres que tentam engravidar também devem ingerir a quantidade adequada de ácido fólico.
Recentemente, pesquisadores da Escola Harvard de Saúde Pública publicaram resultados de um estudo com mais de 18 mil mulheres, acompanhadas durante oito anos.
Analisando a relação entre as dietas que elas seguiram e a capacidade de engravidar, eles concluíram que mulheres que comeram alimentos que aumentam a fertilidade tiveram resultados mais positivos que as demais.
Por outro lado, o estudo mostrou que aquelas que ingeriram maiores quantidades de gorduras trans, carboidratos e proteínas animais eram mais propensas a ter um distúrbio ovulatório.
De acordo com o levantamento, problemas de ovulação causam infertilidade em cerca de 20% das mulheres que procuram ajuda para engravidar, mas são resolvidos com pequenos ajustes na dieta e no estilo de vida.
Conheça alimentos que aumentam a fertilidade
Outra pesquisa realizada descobriu que, ao contrário de outros fatores que fogem ao seu controle, como idade e genética, comer certos alimentos que aumentam a fertilidade (e evitar outros) é algo que você pode fazer sozinha, sem intervenção médica.
1. Carboidratos complexos
Altos níveis de insulina são capazes de inibir a ovulação. Por isso, coma mais carboidratos complexos e limite os altamente processados. Os bons carboidratos – que contêm fibras, como frutas, legumes, feijões e cereais integrais – são digeridos lentamente e têm um efeito gradual sobre o açúcar no sangue e a insulina.
2. Proteína
Coma mais proteína dos alimentos que aumentam a fertilidade, como feijão, nozes e sementes, e menos da carne vermelha. A proteína vegetal vem com gorduras saudáveis e é relativamente baixa em calorias, sendo útil para perda de peso.
3. Batata doce
De acordo com a Escola Harvard de Saúde Pública, o ferro de origem vegetal é capaz de promover a fertilidade. Além disso, o betacaroteno da batata doce é convertido em vitamina A no organismo – que é essencial para a síntese de hormônios durante gravidez e aleitamento.
4. Frutas frescas
Os frutos ricos em vitamina C e antioxidantes melhoram a qualidade e a contagem do esperma. Para isso, é necessário consumir pelo menos duas porções de frutas frescas diariamente.
5. Alho
O alho tem várias propriedades terapêuticas. Uma delas é recuperar funções testiculares e melhorar a saúde sexual masculina. Acredita-se que também tenha propriedades afrodisíacas e melhore a circulação sanguínea.
6. Nozes
Frutos de casca dura, incluindo amêndoas e nozes, são ricos em vitamina E, que melhora a movimentação do sexo feminino, enquanto protege os embriões de abortos.
7. Ovos
O ovo é uma fonte de nutrição extremamente repleta de energia e é um dos alimentos que aumentam a fertilidade. Ele contém vitamina B12 e ácido fólico, que minimizam defeitos de nascimento. Além disso, é rico em antioxidantes e carotenoides, que aumentam a fertilidade nas mulheres.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!