Dica do Dermatologista > Pele

Confira dicas para você aprender a cuidar da pele seca e com acne

Por Redação Doutíssima 19/06/2014

A pele seca e com acne é sempre motivo de preocupação e dor de cabeça, já que requer cuidados especiais para garantir uma aparência mais bonita. Por sua condição especial, é preciso ter muita atenção ao escolher cremes e loções, bem como recorrer a tratamentos.

Como tratar a pele seca e com acne

Para tratar a pele seca e com acne é recomendável usar produtos próprios, que possam ser comprados em farmácias e aplicados em casa. O tratamento para pele seca e com acne deve constar de um sabonete próprio para peles secas, além de uma loção hidratante suave e sem óleo na fórmula, de forma a promover a hidratação da pele.

Pessoas que possuem pele seca e com acne devem atentar à escolha do hidratante. Foto: Shutterstock

Pessoas que possuem pele seca e com acne devem atentar à escolha do hidratante. Foto: Shutterstock

Enfrentando a pele seca e com acne

Uma das maiores dificuldades para as pessoas que sofrem de pele seca e com acne é encontrar um tratamento efetivo e que não aumente o desconforto causado pelo ressecamento crônico da pele.

Conforme dermatologistas, a presença da acne em peles do tipo seca é pouco comum. A maioria dos tratamentos sobre cravos e espinhas considera que o paciente possui pele oleosa, o que exige uma abordagem diferente.

Orientação contra pele seca e com acne

Pessoas que enfrentam problemas com pele seca e com acne devem procurar o auxílio de um dermatologista e expor seus problemas para solucionar a ocorrência. É indicado dialogar com profissional sobre qual o tratamento que você já tentou e os resultados obtidos.

Procure questionar sobre tratamentos com efeitos colaterais mais amenos, ou outros que, apesar de efetivos contra a acne, causam excessivo ressecamento da pele. O dermatologista deverá levar em conta e analisar o seu tipo de pele para só depois dar uma receita.

Dicas para combater a pele seca e com acne

No que diz respeito ao tratamento da pele seca e com acne, é imprescindível conseguir fazê-lo sem ressecar ainda mais a pele. Através de procedimentos e cosméticos adequados, você conseguirá eliminar a acne e ainda deixar a sua pele bonita. Confira algumas dicas de como tratar a pele seca e com acne:

1. Gel de limpeza facial: é preciso observar se o gel não é nocivo para as pessoas com pele seca. Muitas mulheres são fiéis a um tipo de gel, mas ele em nada contribui para a melhora no caso de pele seca e com acne. Quanto mais químicos um gel conter, mais prejudicial para a pele ele será.

O ideal é optar por um gel à base de ingredientes naturais, além de calmantes, como manteiga de karité e aloe vera. Lembre-se que uma pessoa de pele seca e com acne precisa de uma limpeza suave.

2.Escolha do hidratante facial: é muito comum a prática de meninas com pele seca usarem grande quantidade de hidratante no rosto, pensando que isso vai resolver o problema com relação a pele seca. Não se esqueça de lavar bem o rosto e, somente após, aplicar uma pequena quantidade de hidratante.

3. Tea Tree Oil: refere-se a um óleo antisséptico natural com propriedades antibacterianas e anti-fúngicas. É ideal para pele seca e com acne, pois traz um ingrediente natural e suave, permitindo fazer um tratamento local. Ele auxilia na redução das bactérias e na inflamação da pele sem causar vermelhidão ou irritação.

4. Aloe Vera: um dos melhores ingredientes naturais para a pele seca e com acne. Ajuda a eliminar as cicatrizes, além de ser incrivelmente nutritivo e hidratante para a pele.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?

Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar

Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

Conheça os perigos de usar óculos de sol falsificados

Como escolher os óculos de sol que combinam com o seu rosto