Maquiagem

Maquiagem de contorno: técnica ajuda a disfarçar imperfeições

Por Redação Doutíssima 08/08/2015

A maquiagem de contorno está conquistando cada vez mais adeptas. Desde que a socialite Kim Kardashian West revelou que consegue aparentar um rosto mais fino apenas com nuances de luz e sombra no make, o truque começou a fazer sucesso.

“O contorno e a iluminação são técnicas para esculpir e desenhar as formas do rosto. É um truque de definição”, explica o make-up artist Raphael Lindecker. Assim, com auxílio de alguns produtos específicos, é possível afinar as bochechas, o nariz e o queixo, valorizando a fisionomia.

maquiagem de contorno

Maquiagem de contorno ajuda a desenhar as formas do rosto e valoriza a fisionomia. Foto: Shutterstock

Segredo da maquiagem de contorno

A maquiagem de contorno é indicada para todas as pessoas que possuem o rosto mais “cheinho”, ou também para aquelas que desejam acentuar as formas da face. Deve ser evitada, porém, por quem tem pouca gordura no rosto. “Neste caso, o efeito pode ficar cadavérico”, adverte Raphael.

Quem decidir apostar na maquiagem de contorno precisa ter alguns produtos específicos à disposição. “Para marcar as partes que devem ficar mais escuras no rosto, é indispensável um bronzer ou uma base um ou dois tons acima da cor natural da sua pele”, orienta Raphael.

De acordo com o expert, na hora de escolher a base escura, a recomendação é optar pelos produtos com um tom mais frio. “Fuja dos alaranjados”, sugere. Além disso, ele lembra que há contornos ideais para o dia ou à noite. “Se você for para um evento onde vai tirar fotos, o contorno pode ser mais marcado. Vale abusar dos corretivos e iluminadores”, acrescenta.

 

Aprenda a fazer a maquiagem de contorno

O truque da maquiagem de contorno consiste em iluminar algumas áreas do rosto e escurecer outras. Por isso, os produtos escuros devem ser aplicados nas laterais do nariz, nas têmporas, no contorno das mandíbulas e logo abaixo do osso da bochecha. Os claros devem ser utilizados no queixo, acima das maçãs do rosto, na testa e na ponta do nariz.

Depois, é preciso esfumar tudo de maneira uniforme. É imprescindível conquistar um efeito marcado, mas ainda assim natural. Para isso, é necessário lançar mão de uma esponja ou de um pincel para base. É preciso unificar a mistura, de forma que a combinação de tons fique harmoniosa.

“Não use cosméticos que fujam demais da cor de fundo da sua pele. Quando terminar a maquiagem, sele com um pó translúcido nas áreas contornadas. Lembre-se: todas as zonas escurecidas ganham profundidade e as clareadas são ressaltadas. Por isso, é importante você reconhecer os pontos fortes e fracos do seu rosto”, enfatiza Raphael.

Para acertar na maquiagem de contorno é importante ter referências. “Quem quiser buscar inspiração, pode observar os makes da família Kardashian e de cantoras como Rihanna e Nicki Minaj. Aqui no Brasil, a Claudia Leitte também usa a técnica”, comenta.

E você, já tentou fazer o make contornado? O que acha dessa técnica? Deixe um comentário abaixo!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!