Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana: vigésima semana de gestação

Por Redação Doutíssima 27/02/2014

Mais uma semana ficou para trás e finalmente você e seu bebê estão entrando na sua vigésima semana de gestação. Essa semana marca o meio do caminho, você cruzou a linha da metade e sua gravidez avança para a segunda parte final. Isso deve ser comemorado. Seu bebê está totalmente formado e crescendo, os sintomas mais chatos da gravidez já não te incomodarão mais, muitas dúvidas e medos que você sentia já começam a diminuir e você conta com o auxílio de muitas pessoas a seu lado. Você pode estar se sentindo muito mais cômoda na pele de grávida, mas não se descuide nem dê nada por vencido. Leve as recomendações médicas a sério e continue prestando atenção na sua saúde a na do seu bebê. Veja tudo sobre a vigésima semana de gestação à seguir!

vigésima semana de gestação

Seu bebê na vigésima semana de gestação

 

Seu bebê continua ganhando peso e crescendo. Suas medidas na vigésima semana de gestação podem atingir 17 centímetros do alto da cabeça até o bumbum. As pernas não são medidas, pois costumam ficar bem flexionadas. O peso do bebê pode chegar a 260 gramas. Detalhes do rostinho como sobrancelhas finas, cabelos na cabeça já aparecem desde a semana anterior e ficam bem visíveis. Todos os seus membros já estão bem desenvolvidos e ele pode movimentá-los. Agora é mais segurar a ansiedade e esperar  seu lindo bebê crescer mais um pouquinho e ficar totalmente pronto para vir ao mundo em poucos meses.

Durante a vigésima semana de gestação seu bebê está engolindo mais líquido amniótico. Isso é ótimo treino para seu sistema digestivo. Após ser engolido, o corpinho do seu bebê absorve a água e transfere o restante do líquido para o intestino grosso. Aquela camada gordurosa que apareceu na sua pele na semana passada é a mesma que envolve o bebê no útero e será sua aliada no parto normal.

 

A gestante na vigésima semana de gestação

 

vigésima semana de gestaçãoVocê atingiu a vigésima semana de gestação e já é hora de pensar no final. Já parou para pensar no tipo de parto que quer e como você pode se preparar para ele? Uma boa maneira de conhecer suas opções é fazer um curso pré-natal. Mesmo que essa não seja sua primeira gestação, sempre há coisas novas que você pode aprender e descobrir. Planeje-se para concluir o curso com 37 semanas de gravidez.

Uma das principais deficiências que as grávidas apresentam é a falta de ferro. Além de suplementação com auxílio médico, nunca descuide de ter uma alimentação rica nesse nutriente pois seu bebê precisa dele para produzir glóbulos vermelhos, entre outras coisas. Coma sempre carne vermelha magra, frango, peixe, lentilha e espinafre.

 

 

Confira a série completa “Gravidez semana a semana”:

Gravidez semana a semana: primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: segunda semana de gestação

Gravidez semana a semana: terceira semana de gestação

Gravidez semana a semana: quarta semana de gestação

Gravidez semana a semana: quinta semana de gestação

Gravidez semana a semana: sexta semana de gestação

Gravidez semana a semana: sétima semana de gestação

Gravidez semana a semana: oitava semana de gestação

Gravidez semana a semana: nona semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima segunda semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima terceira semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima quarta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima quinta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima sexta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima oitava semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima nona semana de gestação