Dica do Nutricionista

Coma melhor e exercite-se mais! Aprenda como reduzir a gordura corporal

Por Renata Rodrigues de Oliveira 25/03/2014

Objetivo traçado por muitas pessoas, reduzir a gordura corporal exige muita disciplina, além do controle sobre o que você ingere em relação ao que você gasta de calorias

gordura corporal

gordura corporal é reduzida quando existe déficit calórico ao longo do tempo. O princípio fundamental permanece o mesmo, independente do programa seguido – comer menos, exercitar-se mais ou ambos.

Como regra geral, 0,5 kg de gordura corporal contém 3500 kcal. Matematicamente, se uma pessoa reduziu a ingestão de alimento e aumentou o exercício em torno de 500 kcal diariamente, então, em um período de 7 dias, essa pessoa perdeu 0,5 kg de gordura corporal.

Essas estimativas estão corretas, mas o déficit de 500 kcal é muito difícil de ser atingido pela maior parte das pessoas sedentárias, por muitos atletas recreacionais e por muitos atletas com corpos pequenos, cuja ingestão calórica é relativamente baixa. Perder grandes quantidades de gordura corporal leva tempo e exige motivação contínua.

 

Como perder a gordura corporal

Muita gente acredita que em 2 meses de planejamento alimentar e prática regular de atividade física os resultados chegarão rapidamente. “Projeto verão”, “projeto carnaval”, e por aí vai….

Se você pretende ter um corpo saudável precisará de muito mais tempo do que isso. Afinal, hábitos novos são criados ao longo do tempo, e não em 2 meses de tratamento. Coloque isso na cabeça e siga em frente. Seus objetivos serão alcançados quando você menos esperar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Açúcar ou gordura: o que engorda mais?

Saiba mais sobre a radiofrequência : contra rugas e gordura localizada

Adolescentes: exercícios para queimar gordura localizada na barriga

Tudo sobre a blefaroplastia: plástica que levanta pálpebras e elimina bolsa de gordura

Chá de hibisco: adeus às gorduras da barriga e quadris

Gorduras que fazem mal

Como reduzir gordura abdominal e celulite?