Dica do Nutricionista

Café da manhã saudável: saiba o que comer durante a refeição

Por Redação Fortíssima 19/12/2015

Durante a noite, ficamos um longo período em jejum. Repor as energias ao acordar é a melhor forma de começar o dia bem. Daí a importância de adotar um café da manhã saudável. Incluir os alimentos certos na primeira refeição do dia ajuda a melhorar a concentração e diminui a sensação de irritabilidade e sonolência.

“A importância do café da manhã já é sabida, mas muitas pessoas continuam sem fazer essa refeição: seja por falta de tempo ou até por não sentirem fome. Repor as energias de manhã é importante porque, depois de horas sem comer, ocorre uma redução da taxa de glicose, o que pode causar fraqueza e tonturas”, explica Thaís Souza, nutricionista da rede Mundo Verde.

cafe-da-manha-saudavel-doutissima-istock-getty-images

Incluir os alimentos certos na primeira refeição do dia ajuda a melhorar a concentração. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer um café da manhã saudável?

O café da manhã, normalmente, é uma refeição mais fácil de ser feita em casa. Assim, representa uma boa oportunidade para o consumo de alimentos integrais e frutas. “As fibras presentes neles aumentam a sensação de saciedade e agem diretamente no controle do colesterol e da glicemia”, indica a nutricionista.

De acordo com ela, um café da manhã saudável precisa ter variedade de alimentos, para fornecer vitaminas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Veja, abaixo, algumas sugestões da nutricionista para você incluir nessa refeição tão importante:

Suco verde

“Um dos sintomas de que organismo precisa de uma desintoxicação é a falta de apetite pela manhã. O consumo do suco verde em jejum é uma excelente forma de auxiliar na eliminação de toxinas e fornecer antioxidantes ao organismo. Para prepará-lo, utilize polpa de clorofila ou folha de couve, uma fruta, água de coco e gengibre”, indica Thaís.

Salada de frutas com aveia em flocos

“As frutas são excelentes fontes de carboidratos simples, que são responsáveis por fornecer energia ao nosso organismo. A aveia é um cereal integral energético e rico em fibras, que auxilia na melhora do funcionamento intestinal e no controle das taxas de colesterol e glicose, além de promover saciedade e reduzir o apetite”, explica a especialista.

Torradas integrais com azeite de oliva extravirgem

De acordo com Thaís, as torradas integrais são elaboradas com farinha de trigo integral, rica em fibras, vitaminas e minerais. O azeite é fonte de ácido oleico, um ácido graxo insaturado relacionado à prevenção de doenças cardiovasculares.

Iogurte com granola e mel

A nutricionista lembra que o iogurte é fonte de probióticos, bactérias benéficas que colonizam o intestino melhorando seu funcionamento. Já a granola é uma mistura de cereais integrais e, portanto, um alimento energético e rico em fibras e antioxidantes. O mel possui grande valor energético, pois é rico em vitaminas e sais minerais.

Mingau de quinoa com nozes e canela

Segundo Thaís, a quinoa é um alimento de excelente valor nutricional, fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais. As nozes são oleaginosas com gorduras insaturadas, que auxiliam na regularização dos níveis de colesterol. A canela apresenta ação antioxidante e anti-inflamatória e pode ser utilizada como coadjuvante no emagrecimento.

O que evitar no café da manhã?

Agora que você já conhece alguns alimentos que podem ser consumidos no café da manhã saudável, vale a pena verificar os que devem ser evitados. “Embutidos como presunto, salame e mortadela são ricos em sódio e aditivos químicos prejudiciais à saúde, principalmente quando consumidos diariamente”, alerta Thaís.

Ela também desaconselha a ingestão de alimentos ricos em gorduras, como manteiga e queijos amarelos, que podem aumentar os níveis de colesterol e, consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares e obesidade. Para quem deseja perder peso, a dica é eliminar alimentos açucarados, que aumentam as calorias da dieta.