Especialidades

Chega de neura! Veja dez motivos pelos quais você não deve se preocupar com as questões sobre a virgindade

Por Redação Doutíssima 05/04/2014

Virgindade é um assunto repleto de questões sobre padrões morais, tradições e mitos. Com a chegada da pílula anticoncepcional nos anos 60, as mulheres passaram a quebrar tabus, como por exemplo casar virgem e passaram a antecipar ainda mais a vida sexual. É normal ter muitas dúvidas sobre a primeira vez, mas virgindade não deve ser motivo de preocupação.

virgindade

Conheça dez motivos que vão te mostrar que você não deve se preocupar com as questões de virgindade:

 

virgindade

1. A palavra “virgindade” não tem definição

O conceito de “virgindade” é construído pela sociedade e é cheio de mitos e bagagens culturais. Por isso, é um conceito muito relativo e difícil de definir.

2. A origem da palavra “virgem” é baseada em gênero

A origem da palavra virgem vem do latim “virgo”, que quer dizer mulher jovem. Mas na realidade, tanto o homem ou a mulher podem ser virgens. A etimologia da palavra implica que questões de virgindade dizem respeito sempre às mulheres.

3. Não existe hora certa para perder a virgindade

Não existe hora ou idade certa pra perder a virgindade, mas o momento certo. Isso é relativo de mulher para mulher e é ela que deve decidir o momento em que ela se sente pronta para a primeira vez.

4. A cultura da virgindade está relacionada ao controle do corpo da mulher

Historicamente, a sexualidade feminina estava sob o controle o pai, do futuro marido e de Deus. Mesmo que a sociedade tenha evoluído, essa ideia ainda circula em filmes, músicas e até mesmo na nossa educação sexual.

5. A primeira vez nem sempre é dolorida

A dor durante a relação sexual está relacionada ao nível de relaxamento da mulher. O nervosismo gera contrações musculares involuntárias em diferentes partes do corpo, mas se a mulher estiver relaxada e tranquila, sem medo, pode não sentir dor alguma. Essa questão também está relacionada ao estímulo sexual. Quando as preliminares são longas e bem feitas, a vagina fica lubrificada e preparada para a penetração do pênis.

6. O hímen não denuncia virgindade

A maioria das mulheres sangra por causa do rompimento do hímen, membrana que cobre parcialmente a vagina até a primeira relação. No entanto, existem vários tipos de hímen, que nem sempre se mantém intacto até a primeira relação sexual, já que pode se romper em decorrência de movimentos bruscos, exercícios e até pela masturbação. Há, ainda, mulheres que têm hímen elástico, que não se rompe com facilidade.

7. É possível reconstituir um hímen

Muitas pessoas ainda acreditam que a virgindade da mulher pode ser provada pelo seu hímen intacto. Por causa desta presunção falsa, algumas mulheres tomam medidas drásticas para terem certeza de que seus parceiros – e até mesmo a família – acreditem que seus hímens não tenham sido rompidos. Você pode comprar um hímen artificial ou o “kit da virgindade” na Internet, que pode ser encontrado por em torno de 30 dólares.

8. É normal não sentir prazer na primeira vez

Geralmente, a primeira vez vem acompanhada de nervosismo. Podem ser desconfortáveis e dolorosas, mas como qualquer atividade, a prática leva à perfeição. O prazer vem das descobertas, das sensações, do conhecimento do corpo. Com o tempo, o casal vai se sintonizando e o prazer vem mais fácil.

9. O corpo da mulher não muda 

Trata-se de um mito muito comum. Mas na verdade, a única mudança física que a mulher sofre é o rompimento do hímen. O corpo em si não muda.

10. Se usados corretamente, os métodos contraceptivos são eficazes

Quando utilizado corretamente o tempo todo, os preservativos são 98 por cento eficazes na prevenção da gravidez e são a melhor maneira de evitar doenças sexualmente transmissíveis. No caso da pílula, se for tomada sem esquecimento, ela também é eficaz e protege a mulher da gravidez.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Conheça Catarina Migliorini: a garota que leiloou sua virgindade

Primeira vez: como saber se você está preparado(a)

Mitos e verdades sobre a primeira vez

Conheça os tipos de camisinha que dão mais prazer

10 surpreendentes benefícios do sexo para a saúde

Aprendendo sobre sexualidade com as francesas

Pais devem conversar com os filhos sobre a descoberta da sexualidade