Saúde Mental

Psicólogos e recrutadores explicam quais as melhores respostas para perguntas difíceis em uma entrevista de emprego

Por Redação Doutíssima 15/04/2014

As questões feitas durante os testes de seleção estão cada vez mais estranhas. Prepare-se para encarar as perguntas difíceis em uma entrevista de emprego com naturalidade e confiança – e se livre da saia justa!

perguntas difíceis em uma entrevista de emprego

Quais são as respostas para as incontornáveis perguntas difíceis em uma entrevista de emprego?

 

“Fale-me um pouco sobre você.”

Esta é uma das perguntas díficeis em uma entrevista de emprego mais comuns! Ela serve para quebrar o gelo e para ver como você improvisa em situações menos estruturadas. É também uma das primeiras e mais importantes oportunidades para causar uma boa impressão a seu respeito. Use este momento para projetar uma imagem positiva sobre você!

Para responder, evite o “Ah, sei lá… O que você quer saber?” e não repita o que está escrito no seu currículo. O que o entrevistador quer saber é se você é criativo e se preparou para a entrevista, além disso, é o momento para mostrar o seu diferencial.

Procure responder de forma racional, mesclando aspectos profissionais com pessoais sem expor sua privacidade. É importante fazer algumas pausas para dar chance ao entrevistador de interrompê-la e colocar novas perguntas na conversa. O ideal é não gastar mais de 3 minutos, portanto seja objetivo.

 

“Quais são os seus pontos fortes e fracos?”

Lembre-se que falsa modéstia e exageros não ajudam. Mencione pelo menos algo a que você se considera vulnerável. Depois cite as características positivas, sem arrogância. Em nenhum momento ele pode perceber em você um ar perdido, de quem nunca tinha parado para pensar sobre seus defeitos e qualidades.

 

“Você tem alguma pergunta que gostaria de me fazer?”

Perguntas do gênero podem ser uma grande armadilha. Ao contrário do que muitos pensam, a entrevista de emprego é uma via de duas mãos. Você também precisa saber como é o trabalho e se a empresa é certa para você.

Dizer que não tem nada a perguntar indica falta de envolvimento por parte do entrevistado, além de uma total ausência de ousadia e imaginação. Você certamente tem dúvidas.

perguntas difíceis em uma entrevista de emprego

Mas não vale perguntar pelo salário, principalmente se for a primeira entrevista em todo um processo, pois será cedo demais para se discutir salários. Você tem que compreender as condições de trabalho, as horas, o que é esperado de você, quais os benefícios. Fazer esta pergunta a esta altura do campeonato demonstra amor apenas ao dinheiro, e não ao negócio e às atividades que você exerceria.

Ouse um pouco e pergunte coisas como “Na sua opinião, quais os maiores desafios enfrentados por funcionários da sua empresa?” ou “Como são as perspectivas de desenvolvimento de carreira dentro da sua empresa?”. Perguntas dessa natureza abrem as portas para que o próprio entrevistador seja honesto quanto às dificuldades que ele mesmo encontra. Além disso, faz de você uma pessoa que vai atrás de informações importantes, em vez de ser apenas um receptor passivo do que a maré trouxer.

No caso da segunda pergunta, mais especificamente, ela demonstra seu interesse em entrar e ficar na empresa por um bom tempo, o que transmite segurança ao empregador. Contudo, fique atento à resposta. Será um bom sinal se o entrevistador descrever programas estruturados de evolução de carreira já estabelecidos na organização.

 

“Por que você está pensando em deixar seu emprego atual?”

Nem ouse mencionar que é por causa do salário. Evite com todas as forças falar mal da chefia ou da empresa atual. Procure demonstrar que almeja crescimento profissional – que até poderia conquistá-lo onde está trabalhando, mas acredita que terá mais chances nesse novo emprego.

 

Aprenda a causar uma boa impressão!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Querendo mudar de emprego? Aprenda como saber quando é hora de mudar de emprego e confira algumas dicas para fazer isso direito

Conheça 9 dicas para entrevista de emprego e saiba como se comportar nos momentos decisivos na vida profissional

Quando é a hora certa de trocar de emprego?

Psicóloga fala sobre 4 coisas que nunca devemos fazer numa dinâmica de grupo de seleção de emprego

4 Dicas rápidas de como agir corretamente numa entrevista de emprego

Como fazer a maquiagem ideal para a entrevista de emprego

10 dicas para arrasar no primeiro emprego