Motivação

Querendo mudar de emprego? Aprenda como saber quando é hora de mudar de emprego e confira algumas dicas para fazer isso direito

Por Redação Doutíssima 15/04/2014

mudar de empregoNa vida profissional, não é raro que as pessoas não se sintam motivadas o suficiente para desejarem permanecer no mesmo trabalho. Acontece que às vezes a sua ocupação não apresenta mais desafios como no começo e você sinta um desejo de experimentar novas oportunidades e mudar de emprego. Não importa qual seja a razão, escolher a hora certa para mudar de emprego exige reflexão e equilíbrio. Se você está passando por isso e ainda está indeciso, confira as dicas a seguir e descubra se é o momento certo de mudar de emprego.

 

Quando é a hora certa de mudar de emprego?

Se você abomina a ideia de ir para o trabalho, pode ser um sinal de que você não está mais satisfeito com o seu emprego. É claro que todos têm dias ou fases em que ir para o trabalho é mais difícil. Seja pelo sono, pela de falta motivação ou pelo chefe chato. Mas se você odeia tanto a ideia de ir para o trabalho que não consegue parar de pensar nele mesmo quando está longe, então é hora de refletir sobre sua situação profissional.

Muita gente começa a se preocupar com a ética do chefe e colegas quando não se sente mais tão bem no ambiente de trabalho. Se você está constantemente questionando os valores éticos das pessoas que convivem com você no trabalho, isso pode ser um indicativo de que é hora de mudar de emprego. Isso não precisa ser necessariamente algo errado ou ilegal, mas, por exemplo, se você está em desacordo com as prioridades e ações da empresa, isso pode prejudicar sua motivação.
mudar de emprego

Uma das razões mais comuns que fazem com que as pessoas decidam mudar de emprego é o desejo por novos desafios. Existem pessoas que preferem trabalho fácil e dinheiro no bolso. Talvez, para você, o trabalho seja uma questão de realização e, portanto, os desafios não podem parar de vir. Se você sente que seu emprego atual não está mais apresentando esse cenário e não se enxerga crescendo, pense em quais oportunidades pode perder por se manter nesse lugar.

 

É possível que a razão pela qual você deseja mudar de emprego seja porque você se sente deslocado dentro da empresa. Todos desejam estar em um trabalho onde sentem que fazem parte da estrutura, mesmo nos detalhes que não têm exatamente uma relação com o trabalho em si, mas com o ambiente convivial do trabalho. Se você está na empresa há um tempo considerável e ainda se sente assim, então é hora de dar uma nova chance para suas capacidades se desenvolverem.

 

 

Está decidido? Então siga os 4 passos para mudar de emprego

  1. Atualize o seu currículo
  2. Faça uma lista de habilidades
  3. Se concentre em obter benefícios e novas habilidades
  4. Desenvolva ou reforce sua rede de contatos profissionais

 

 

Aprenda o que levar em conta na hora de trocar de emprego!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Dicas de como montar um currículo

Conheça 9 dicas para entrevista de emprego e saiba como se comportar nos momentos decisivos na vida profissional

Saiba mais sobre a relação entre a vida profissional e aposentadoria

Ser mãe atrapalha seu sucesso profissional?

O que você vai ser quando crescer? As dificuldades da escolha profissional

5 conselhos de Steve Jobs para o sucesso profissional

Doença no trabalho: conheça as principais doenças que afetam os trabalhadores brasileiros e descubra como previni-las