Cabelos

Como evitar cabelos brancos: confira dicas que vão mudar seu visual

Por Redação Doutíssima 26/05/2014

O tempo está passando e muitas transformações estão previstas: você se considera preparado? Um dos temores do avançar da idade começa na cabeça, com os famosos cabelos brancos. Mas, muitas vezes, eles aparecem não muito tarde, na faixa dos 20 ou 30 anos de idade.

Daí vem uma pergunta peculiar: como evitar cabelos brancos? Sem ter hora certa para aparecer, as mulheres geralmente lutam para disfarçá-los, enquanto os homens são até considerados charmosos com os tons cinza dos fios.

Cuidar da alimentação e massagear o cabelo, ajuda a preservar a cor dos fios. Foto: Shutterstock

Cuidar da alimentação e massagear o cabelo, ajuda a preservar a cor dos fios. Foto: Shutterstock

Para a nossa alegria, especialistas apontam algumas dicas para retardar ou amenizar o aparecimento deles, e ensinam a como evitar cabelos brancos. Porém, o surgimento deles tem que ser considerado normal, faz parte da natureza.

Dicas de como evitar cabelos brancos

Para saber como evitar cabelos brancos, há algumas dicas a serem seguidas. Duas delas são cuidar da alimentação e massagear o couro cabeludo, o que ajuda a preservar a cor dos fios.

Quanto à alimentação, escolha cereais e alimentos integrais, troque refrigerante por sucos naturais, inclua azeite de oliva e coma frutos do mar. Também prefira uma alimentação rica em vitaminas do complexo B (verduras de folhas escuras, cereais e ovos) e cobre (frutos do mar).

O couro cabeludo precisa das vitaminas B6 e B12 para produzir glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio e nutrientes. O cobre é essencial para a produção de melanina.

Com relação à massagem e como evitar cabelos brancos, os movimentos circulares ativam a corrente sanguínea, facilita o transporte de oxigênio e de nutrientes para o bulbo capilar, estimulando a produção de melanina. Deve ser realizada com as pontas dos dedos e percorrer todo o couro cabeludo.

O estresse também pode prejudicar o processo de crescimento e coloração natural dos fios, se deixá-lo tomar conta, não há como evitar cabelos brancos. Investir em vitaminas, exercícios moderados e ter qualidade de vida evita níveis elevados de estresse. Apelar para os tonalizantes e tintas para pintar os cabelos, ou assumir a cabeleira branca, são algumas opções.

Chás contra os fios brancos

Dois chás prometem ajudar em como evitar cabelos brancos: o chá de sálvia e de folhas de nogueira. O chá de sálvia é feito forte e aplicado antes de lavar o cabelo. Deixe-o agir por 30 minutos.

Deve-se utilizar a sálvia comestível, conhecida cientificamente como Salvia divinorum, pois algumas espécies podem ser tóxicas. Pode ser ingerido três vezes ao dia em semanas alternadas. Se tomá-lo por uma semana, deixe de consumi-lo por duas semanas.

Já o chá de folhas de nogueira é usado no enxague, depois de lavar os cabelos. Deve ser aplicado no couro cabeludo e seguido por uma massagem dos fios por 5 minutos.

Origem dos fios brancos

Com o tempo, a produção da coloração natural capilar fica menor e, assim, os fios brancos aparecem. Os melanócitos, células responsáveis por produzir a melanina que dá cor aos fios, param de funcionar.

Os fios brancos têm chegado cada vez mais cedo nas cabeças de homens e mulheres, na maioria das vezes pode ser por fatores genéticos, alimentação pobre em nutrientes ou estresse. Os cabelos brancos também podem aparecer quando ocorre uma queda capilar, aonde muitos fios caem de uma vez. O problema também pode ser consequência de vitiligo capilar e alopecia areata (redução dos pelos).

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais

 

15 Penteados de cabelos presos para combater o calor

O segredo dos cabelos de Kim Kardashian

7 cortes de cabelo para rosto oval

Dê adeus aos cabelos volumosos com esses truques

Dicas para fazer o babyliss em casa

6 Cuidados especiais para cabelos longos