Estética

Carboxiterapia emagrece e é eficaz na luta contra a balança

Por Redação Doutíssima 29/05/2014

A carboxiterapia é um tratamento que vem conquistando adeptos ao prometer amenizar os sinais na pele, como a celulite, as estrias e as rugas. A carboxiterapia emagrece, melhora a oxigenação celular, aumenta a produção de colágeno, tem ação anti-inflamatória e atua na formação de novas fibras elásticas, além de ser um método seguro e que evita a necessidade de intervenção cirúrgica.

A carboxiterapia emagrece porque seu processo consiste na injeção de gás carbônico (CO2) com uma agulha bem fina, como a usada na aplicação de insulina, nos tecidos da pele. Ligada às injeções, há uma máquina que insere o gás nas regiões desejadas.

Carboxiterapia quebra células de gordura e ameniza marcas de estrias e celulite. Foto: Shutterstock

Carboxiterapia quebra células de gordura e ameniza marcas de estrias e celulite. Foto: Shutterstock

Quando o gás entra em contato com a hipoderme, ele quebra as células de gordura e também atua como um vasodilatador, deixando as marcas das estrias e da celulite mais leves. Em contato com o tecido subcutâneo, o gás carbônico destrói o tecido gorduroso. Este gás irá produzir uma hiperextensão do tecido subcutâneo, liberando bradiquinina, serotonina, histamina e catecolaminas – todos eles são hormônios que estimulam os receptores beta-adrenérgicos, produzindo a quebra das moléculas de gordura.

Como a carboxiterapia emagrece

Na verdade, a carboxiterapia emagrece, mas isto acontece em razão da redução de gordura localizada e não devido à perda de peso diretamente. De forma geral, esta técnica é utilizada em pessoas que estão com o peso em dia, mas ainda têm algumas gordurinhas a mais que não desapareceram com a dieta e nem com os exercícios físicos.

Então, esteja ciente de que a carboxiterapia emagrece, mas que é preciso que ela seja aliada a uma dieta balanceada e atividades físicas. Caso contrário a gordura localizada pode voltar a aparecer com o tempo e a história de que a carboxiterapia emagrece vai por água abaixo.

Quando o indivíduo segue à risca as orientações médicas, pode perder muitos centímetros de circunferência abdominal e também de outras regiões do corpo, como o bumbum, o abdômen, os braços, as costas e as coxas.

Resultados e efeitos colaterais

Os resultados da carboxiterapia começam a aparecer após a terceira sessão, sendo indicadas entre cinco e dez seções, dependendo do caso a ser tratado. O ideal é que sejam feitas duas aplicações semanais para que os efeitos sejam notados com maior rapidez.

A partir da quinta até a oitava sessão, a pele passa a apresentar aspectos enrijecidos e saudáveis. Se a técnica for realizada para a diminuição de medidas, a diferença é facilmente notada, pois terá ocorrido a produção de colágeno e a queima e a retração da gordura.

No rosto, por exemplo, a partir da quarta aplicação, já é possível notar a pele mais lisa e livre de rugas e olheiras. A aparência se torna mais jovem e radiante, principalmente pelo ganho de colágeno e de elasticidade cutânea. A carboxiterapia pode ser aplicada em adolescentes, homens e mulheres, porém não pode ser feita durante o período de gestação e de amamentação.

Como o gás carbônico não é tóxico nem embólico e já está presente em nosso organismo para intermediar o metabolismo celular, não há efeitos colaterais graves causados por esse tratamento desde que ele realizado por um profissional da área de estética corporal. Entretanto, a aplicação das injeções podem ser dolorosas e a região pode ficar dormente, ardente por algum tempo ou mesmo roxa após as sessões.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite