Dica do Dermatologista

Conheça 5 dicas para tratar naturalmente as queimaduras de sol

Por Redação Doutíssima 30/05/2014

No verão, é comum aproveitarmos os dias quentes na praia e na piscina. O problema é que, quando uma pessoa se expõe muito ao sol, ela está sujeita a sofrer queimaduras da pele. Quando surge aquele incômodo que atrapalha até as nossas noites de sonho, o ideal seria contar com dicas para tratar naturalmente as queimaduras de sol, não é mesmo?

As dicas para tratar naturalmente as queimaduras de sol existem e podem ser colocadas em prática já a partir do aparecimento dos primeiros sinais, que podem não se manifestar por algumas horas. O efeito total da queimadura de sol na pele, normalmente, aparece durante 24 horas ou mais.

Chá de camomila gelado pode acalmar a pele e amenizar a sensação de ardência. Foto: Shutterstock

Chá de camomila gelado pode acalmar a pele e amenizar a sensação de ardência. Foto: Shutterstock

A queimadura provocada pelo sol pode apresentar sintomas como pele vermelha, sensível e quente ao toque, bolhas que se desenvolvem horas ou dias depois, além de reações graves, às vezes chamadas de envenenamento solar, incluindo febre, calafrios e náusea. Também são relatados casos de erupção cutânea e de descascamento da pele nas áreas queimadas vários dias após a exposição excessiva aos raios de sol.

Dicas para tratar naturalmente as queimaduras de sol

Após uma queimadura causada pelo sol, a pele se apresenta inflamada. Diante desse quadro, é possível seguir 5 dicas para tratar naturalmente as queimaduras de sol. Confira!

1. A primeira delas recomenda fazer compressas com água fria ou água em temperatura ambiente e com cubos de gelo, o que pode aliviar as dores. Molhe o pano no recipiente com água e aplique várias vezes durante o dia.

2. Faça um chá de camomila gelado. Além de acalmar a pele, ele é capaz de amenizar a sensação de ardência. Para aplicá-lo sobre a área queimada, faça compressas com algodão ou utilize um pano macio embebido no chá.

3. Outra das dicas para tratar naturalmente as queimaduras de sol é ingerir alimentos como os grãos integrais e os óleos vegetais, que são fontes de ácido alfa lipóico. Assim, amenizam a vermelhidão da pele causada por queimaduras de sol. Inclua em seu cardápio arroz integral, aveia, quinua e amaranto.

4. Entre as dicas para tratar naturalmente as queimaduras de sol se inclui a utilização da clara de ovo, que pode formar uma película protetora e hidratante sobre a pele. Para utilizá-la, é preciso estar com a pele limpa e passar a clara de ovo sobre a região que estiver vermelha. Deixe-a agir por uma hora e, depois, enxágue com água fria.

5. Também procure beber bastante água para ajudar a neutralizar o efeito de ressecamento, que é causado pela queimadura solar. Os sucos de frutas também são opções interessantes para ajudar na hidratação e, além disso, possuem antioxidantes que auxiliam no retardamento do envelhecimento precoce. Sucos de melancia, melão e abacaxi são excelentes opções.

O que não fazer após uma queimadura solar

Agora que você já conhece algumas dicas para tratar naturalmente as queimaduras de sol, é importante saber o que não fazer nestes casos. Para começar, jamais coloque sabão nas queimaduras causadas pelo sol. O sabão pode secar e irritar a pele queimada. Procure utilizar opções mais suaves e retire bem todo o excesso. Depois, seque suavemente a pele com uma toalha limpa. É errado esfregar a pele, pois isso irá irritá-la ainda mais.

Algumas queimaduras causadas pelo sol podem apresentar bolhas, que se formam para resfriar a pele queimada naquela região. Elas não devem ser estouradas. Consulte seu médico para avaliar o caso. Ele poderá recomendar produtos específicos para o tratamento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!

 

Saiba mais:

Existe maneira segura de usar bronzeador?

Como manter o bronzeado mesmo depois das férias?

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

12 dicas para manter a pele hidratada no verão

5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual é a diferença?

Como evitar a alergia ao sol