Estética > Pele

Super fácil! Aprenda a fazer máscara caseira para pele oleosa

Por Redação Doutíssima 30/05/2014

Indivíduos que possuem pele oleosa sabem bem da necessidade de cuidados diários que este tipo de pele exige, sem contar que esta condição faz deles mais suscetíveis ao aparecimento de cravos e espinhas, por exemplo.

Existem vários fatores que podem influenciar o individuo a ter oleosidade na pele, como o estresse, a adoção de maus hábitos alimentares, também alterações hormonais e, sobretudo, uma herança genética. A boa notícia é que os cuidados diários podem se dar por meio de diferentes tipos de máscara caseira para pele oleosa.

Máscara de argila verde pode ser usada em complemento à esfoliação com fubá. Foto: Shutterstock

Máscara de argila verde pode ser usada em complemento à esfoliação com fubá. Foto: Shutterstock

Máscara caseira para pele oleosa

Uma ótima máscara caseira para pele oleosa é a de mamão. Para fazer, pegue meio mamão bem maduro, abra-o, retire todas as sementes e amasse a polpa com um garfo. Depois, lave o rosto com água, de preferência fria, e use também sabonete próprio para pele oleosa. Em seguida, aplique a polpa do mamão e a deixe atuar por cerca de 20 a 30 minutos. Ao final do processo, é só lavar o rosto com água fria.

Este tipo de máscara caseira para pele oleosa é eficiente porque o mamão nutre a pele e não é comedogênico (que obstrui os poros), sendo ótimo para hidratar a pele oleosa. A parte interna da casca do mamão também pode ser aproveitada e é ótima para tirar manchas da pele do rosto. Basta esfregá-la no rosto por alguns instantes, dando ênfase às regiões afetadas. Na sequência, lavar com água fria.

Máscara de argila verde

Outro tipo de máscara caseira para pele oleosa é a de argila verde, que pode ser utilizada em complemento a uma esfoliação com fubá. Lave o rosto com água, fria ou morna e sabonete líquido. Com o rosto ainda cheio de espuma, mergulhe os dedos no fubá, esfregando-o em todo o rosto, principalmente na testa, nariz e queixo. Depois, enxágue com água fria e seque de forma leve. O fubá possui a consistência ideal para a esfoliação caseira, pois ele não se desfaz e ainda consegue remover as células mortas, além do excesso de oleosidade da pele.

Após feita a esfoliação, aplique a máscara caseira para pele oleosa feita de argila, pois ela irá absorver toda a gordura da pele, tendo também um efeito calmante e regenerador.

O modo de preparo da máscara é simples. Para fazê-la, pegue uma colher de sopa de argila verde e misture em uma xícara de água até obter uma pasta homogênea. Aplique na pele e a deixa atuar por dez minutos. Para retirar, enxágue, seque com leveza e aplique um hidratante específico para pele oleosa.

Esta máscara caseira para pele oleosa deve ser feita somente uma vez por semana. Caso seja utilizada com periodicidade maior, a pele pode ficar ainda mais oleosa.

Higienização da pele

Quem possui a pele oleosa deve lavar o rosto, pelo menos, três vezes ao dia. De preferência, deve utilizar um sabonete neutro e próprio para remover a oleosidade da pele.

É importante evitar ao máximo passar creme hidratante no rosto. Para hidratar a pele, use produtos a base de gel e livres de óleo. Este tipo de produto irá repor a nutrição e colaborar para a não obstrução dos poros. Em caso de exposição ao sol, indivíduos que possuem a pele oleosa devem preferir protetores também a base de gel.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite