Clínica Geral

Tratamento hormonal para menopausa: saiba como controlar os sintomas e alterações

Por Redação Doutíssima 21/05/2014

Com a chegada da menopausa, vários sintomas aparecem e mudanças são percebidas no corpo da mulher. Muitas reclamam desses sintomas e procuram uma saída para passar por esse período com mais comodidade. O tratamento hormonal para menopausa é um dos mais indicados para superar essa fase de bem com a vida.

Os níveis de estrogênio e progesterona diminuem durante o processo em que o corpo começa a se preparar para a menopausa, gerando alterações no humor, mudanças na pele e no cabelo e as tão conhecidas ondas de calor. Tais sintomas afetam a qualidade de vida da mulher e, pensando em melhorar isso, o tratamento hormonal para menopausa é bastante procurado.

Reposição hormonal é iniciada cerca de seis anos após o início da menopausa. Foto: Shutterstock

Reposição hormonal é iniciada cerca de seis anos após o início da menopausa. Foto: Shutterstock

Como é o tratamento hormonal para menopausa

Antes de começar o tratamento hormonal para menopausa, verifique se você possui o básico: uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos regulares e hábitos saudáveis, como horas de lazer e horas de sono suficientes. Se você possui na sua vida todos os itens citados anteriormente, a chance dos sintomas serem menos severos é maior.

Há casos em que a vida saudável não é o bastante. Nessas situações, o tratamento hormonal para menopausa pode ser aplicado. Ele entra como um apoio à mulher que está passando por essa fase de transição. Primeiro de tudo, esse momento deve ser encarado com tranquilidade. Os tratamentos são efetivos e os sintomas são minimizados.

O tratamento hormonal para menopausa influencia no sistema como um repositor dos hormônios que estão sendo perdidos e, ainda, previne doenças mais graves, como a osteoporose.

Há outros estudos que também apontam que o tratamento hormonal para menopausa pode ser de grande auxílio no combate a doença de Alzheimer, pois diminui os riscos em até 40% da doença se desenvolver no cérebro humano.

Dúvidas comuns

Entretanto, mesmo com todos esses benefícios, o tratamento hormonal para menopausa ainda gera algumas dúvidas entre os especialistas. O mais indicado é que a reposição hormonal seja iniciada um certo tempo depois do início da menopausa – em torno de seis anos após ela. Ele deve ser dado de acordo com as prescrições médicas e somente se for necessário. Não são todas as pessoas que podem ou devem passar pelo tratamento hormonal para menopausa.

A falta de estrogênio afeta o sistema cardiovascular, sendo que ele é o responsável pela proteção do coração. Para evitar os perigos acentuados nessa época de transição, deixe de lado os maus hábitos: cigarro; bebidas alcoólicas e comidas gordurosas em excesso. Também adote uma rotina que possa proporcionar mais qualidade de vida, com uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares de acordo com as suas condições e as recomendações médicas.

O tratamento hormonal para menopausa só não é indicado em casos que a mulher sofra de doenças cardíacas, de trombose, de câncer de mama ou de doenças no fígado. Exatamente por isso a avaliação médica é tão importante.

Algumas pesquisas já mostraram resultados adversos à terapêutica, então, se você acha que vai precisar do tratamento hormonal para menopausa, consulte seu médico, converse com ele e faça os exames necessários. A mudança de hábitos será indispensável e os efeitos ainda acontecerão, porém, quão menos fortes, melhor.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Dúvida do leitor: excesso de saliva na gravidez é normal? Como tratar? 

Entenda o que pode causar a gravidez ectópica e quais os principais sintomas

Terapia hormonal da menopausa

Como controlar os sintomas da menopausa

Conheça as principais causas da infertilidade feminina

7 perguntas e respostas sobre a infertilidade

Conheça os 4 hormônios do ciclo menstrual