Especialidades > Zen

Silêncio, escuridão e produtos naturais: o quarto perfeito para dormir bem!

Por Redação Doutíssima 05/06/2014

Além de relaxar e descansar bem o corpo, dormir faz muito bem à saúde. Mais importante do que dormir é dormir bem e, para alcançar sucesso nesse objetivo, ter um quarto perfeito e silencioso pode ser o grande remédio.

Muitas pessoas sofrem de insônia e, algumas delas, não dão a devida importância para o seu quarto, mas é nele que pode estar uma das causas do distúrbio. Especialistas acreditam que um quarto perfeito pode contornar muitos casos de insônia.

Um quarto perfeito para uma noite de sono tem pouca luz e predomina o silêncio. Foto: Shutterstock

Um quarto perfeito para uma noite de sono tem pouca luz e predomina o silêncio. Foto: Shutterstock

Então, fique atento a esta dica: o ambiente no qual você irá dormir pode vir a alterar diversas percepções do seu organismo, influenciando diretamente na qualidade do seu sono.

Como ter um quarto perfeito

A primeira característica de um quarto perfeito para uma ótima noite de sono é a pouca iluminação do ambiente e o predomínio do silêncio. Aparelhos com luzes contínuas, mesmo que sejam de pequena intensidade, e que emitam algum sinal sonoro, como televisores, rádios e computadores, devem ficar de fora do ambiente e em uma distância suficiente para que as suas ondas não atinjam o sono do indivíduo.

A televisão é uma vilã do descanso noturno e deve estar a uma distância significativa da cama. Se o quarto for pequeno, não é indicado o uso do aparelho televisivo, para evitar a ocorrência de uma carga eletromagnética que é bastante nociva à saúde.

Alguns especialistas em medicina do sono acreditam que a qualidade do ambiente em um quarto perfeito, muitas vezes, é mais importante até do que a quantidade de horas dormidas.

Qualidade do ar

Outro fator que ajuda a ter um quarto perfeito é a qualidade do ar presente dentro do ambiente. Um ar seco e cheio de poluentes pode afetar a respiração e, assim, prejudicar o sono. Tente, sempre que possível, deixar uma porta ou uma janela aberta, pois, quando o ar não circula, a pessoa tende a ficar com o nariz congestionado e a garganta irritada. Dessa forma, ao acordar durante a noite, a pessoa pode não mais conseguir voltar a dormir.

Um quarto perfeito também deve ter uma temperatura controlada, pois um ambiente abafado não favorece o descanso. O uso de aparelhos que alteram a temperatura ambiente, como ar condicionado e estufa, deve ser feito com moderação. A dica para aquelas pessoas que não dormem sem estes aparelhos é colocar uma vasilha com água ou umidificador próximo da cama, além de limpar os aparelhos regularmente. Do contrário, a quantidade de poluentes no ar aumenta consideravelmente.

Atenção aos móveis

Na busca por um quarto perfeito, a escolha da matéria prima utilizada nos móveis do quarto, também influencia em uma boa noite de sono. Dê preferencia aos móveis feitos com madeira, pois ela é natural e faz melhor ao organismo, já que acumula baixa quantidade de poeira. No chão, evite o uso de tapetes ou carpetes, preferindo a cerâmica. Use roupas de cama e travesseiros feitos de algodão.

Também a cama e o travesseiro sobre o qual você dorme devem ser de qualidade. O travesseiro deve estar na altura adequada para o seu tamanho, de forma a preencher o espaço entre a cabeça e o ombro. É importante, ainda, que ele seja trocado, de preferência, a cada dois anos.

Por fim, uma última dica é dormir na posição lateral e utilizando dois travesseiros: um para a cabeça e outro entre os joelhos. O colchão não pode ser nem muito duro, nem muito macio e é importante que ele se molde de acordo com o seu corpo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!