Clínica Geral

Você sabe o que é pólipo uterino: conheça os sintomas e a importância do tratamento precoce para a gravidez

Por Redação Fortíssima 19/04/2014

pólipo uterinoA formação de um tecido anormal na camada interna do útero, o chamado pólipo uterino, pode causar dificuldades para engravidar, dependendo da sua localização, entre outros incômodos para a mulher. Geralmente, esses pólipos são benígnos e são mais vistos em mulheres na faixa etária dos 30 aos 50 anos. Os sintomas podem ser bastante devastadores.

Pólipos uterinos são projeções da mucosa do canal do colo do útero podendo levar a sangramento vaginal fora do período da menstruação, principalmente pós-relação sexual. Os pólipos podem se localizar dentro do canal do colo do útero. Por ser uma doença benigna, a possibilidade de se tornar uma doença grave é baixa, os dados da literatura referem o índice de malignidade em torno de 0,5%.
Os pólipos localizados na parte externa do colo do útero podem ser diagnosticados nos exames preventivos de rotina, e os localizados no canal são diagnosticados e tratados com a histeroscopia.

Conheça melhor a doença e aprenda a tratar.

 

 

Sintomas de pólipo uterino

Um dos principais sintomas de pólipo uterino é o sangramento anormal durante a menstruação, com uma quantidade maior de perda de sangue no decorrer do período menstrual. Além disso, os pólipos uterinos podem causar uma perda sanguínea entre as menstruações e até mesmo depois da menopausa e também cólicas menstruais fora do período.

Dependendo da sua localização e do seu tamanho, eles também podem causar dor durante a menstruação, mas esta pode ser confundida com uma cólica menstrual comum, apesar de costumar ser muito mais intensa.

 

 

Diagnóstico

Para diagnosticar o pólipo uterino, o especialista necessita que seja feita uma ultrassonografia pélvica. Apesar de o exame costumar ser revelador, alguns pólipos não são facilmente detectados.

A ultrassonografia transvaginal permite a suspeita diagnóstica na maioria dos casos, e a histeroscopia confirma o diagnóstico e possibilita o tratamento cirúrgico preciso e correto.

 

 

pólipo uterinoCausas do pólipo uterino

As causas do pólipo uterino ainda não foram esclarecidas. Contudo, as mulheres que possuem mais risco de desenvolver são as obesas, hipertensas ou que tenham casos semelhantes na família.

Outra causa possível é a terapia de reposição hormonal também aumenta o risco de desenvolvimento dos pólipos uterinos.

 

 

Tratamento para pólipo uterino

O tratamento vai depender da gravidade da situação. Geralmente, o médico irá recomendar o uso de supressores hormonais, a remoção do pólipo através de uma cirurgia ou, caso a mulher não deseje filhos, pode-se optar por retirar o útero, ato cientificamente chamado de histerectomia.

 

 

Entenda os riscos de não diagnosticar a doença adequadamente:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Novo tratamento aumenta sobrevivência em casos de câncer de colo do útero

Angelina Jolie decide retirar também o útero: entenda como funciona a histerectomia

Entenda a relação entre o câncer de colo de útero e o HPV

Pesquisa mostra que mulher desconhece relação entre câncer do colo do útero e HPV

Cuidado futuras mamẫes: 4 Chás herbais que causam contrações no útero para você evitar

Saiba o que são pólipos endometriais e como tratar

Como diminuir as cólicas menstruais