Cabelos

Conheça 5 dicas para evitar a queda de cabelo naturalmente

Por Redação Doutíssima 29/05/2014

Com o passar dos anos, a tendência é que a maioria das pessoas passe por episódios de queda de cabelo, que podem ser passageiros ou permanentes, especialmente entre o público masculino. Para muitas pessoas, porém, os primeiros sinais de distúrbios capilares aparecem cedo demais, fazendo com que mesmo os mais jovens experimentem o problema.

É recomendado que, se a perda de fios for exagerada, o auxílio dermatológico seja procurado o quanto antes para identificar as causas. Dessa forma, é possível seguir dicas para evitar a queda de cabelo ou para, ao menos, corrigir o problema antes que ele resulte na eliminação total dos fios.

Para prevenir a queda de cabelo, verifique a composição de produtos capilares. Foto: Shutterstock

Para prevenir a queda de cabelo, verifique a composição de produtos capilares. Foto: Shutterstock

Dicas para evitar a queda de cabelo

A maioria das pessoas considera constrangedor quando falhas na formação dos fios são notadas em suas cabeças. É importante entender, contudo, que elas só são perceptíveis quando o problema já está em estágio mais avançado. Por isto, siga as 5 dicas para evitar a queda de cabelo listadas abaixo. Cuidar da aparência sempre faz bem!

1. De olho no xampu: a primeira das dicas para evitar a queda de cabelo orienta a verificar a composição dos produtos capilares, como xampu, condicionador, cremes e óleos. Existem diferentes tipos de cabelos e cada um deles deve ser lavado com um produto específico. Caso você não saiba qual seu tipo de cabelo, consulte um profissional de estética capilar.

2. Faça uma boa massagem: massagear a cabeça com óleo de amêndoa, pelo menos uma vez por semana, irá melhorar a circulação sanguínea e tornar os folículos pilosos mais fortes e mais saudáveis.

3. Fuja do estresse: esta é uma das mais importantes dicas para evitar a queda de cabelo. O estresse é outro fator que leva à perda dos fios, que nem sempre significam calvície. Tente relaxar mais e levar a vida de forma mais leve. Não se preocupe tanto com o trabalho e com problemas pessoais. A meditação é a melhor maneira de achar o equilíbrio.

4. Alimente-se corretamente: é importante consumir alimentos ricos em vitaminas e proteínas e evitar os mais gordurosos. Arroz, lentilha e feijão são excelentes fontes de proteínas, que formam a queratina e o colágeno, ajudando no fortalecimento dos fios. Já a soja ajuda na circulação e o pepino e a cenoura atuam no crescimento do cabelo. Por fim, leite e derivados são ricos em cálcio, evitando que os cabelos fiquem opacos e quebradiços.

5. Beba muita água: fechando a relação de dicas para evitar a queda de cabelo, é recomendado tomar água diariamente, ao menos dois litros por dia. Isso ajuda a melhorar a circulação sanguínea em todo o corpo.

Possíveis causas de queda de cabelo

Além de seguir as dicas para evitar a queda de cabelo, é preciso entender que as razões para o problema podem não ser apenas naturais. Muitas vezes, ele ocorre devido ao aumento do estresse, agenda lotada, poluição e uso de medicamentos. Também a perda de cabelo pode ser hereditária.

Há uma variedade de soluções de perda de cabelo disponíveis no mercado, que, quando utilizadas de forma eficaz, podem ajudar na prevenção da queda de cabelo. Em casos de perda excessiva, procure um dermatologista, que irá avaliar a origem, a gravidade e o melhor tratamento para cada caso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

10 Mitos e verdades sobre queda de cabelo

5 Dicas para acabar com a queda de cabelo

Queda de cabelo pode ser relacionado a problema de saúde

Água quente faz cair cabelo? Conheça oito motivos para evitar e preserve suas madeixas

Detox capilar: o melhor tratamento para os cabelos de quem abusou do verão

Implante de cabelo: mitos e verdades sobre a solução para a calvície

Como evitar cabelos danificados no verão