Cabelos

Gosta de ousar no visual? Experimente o corte de cabelo raspado do lado

Por Redação Doutíssima 04/10/2014

De origem inglesa, o estilo de corte sidecut – conhecido como corte de cabelo raspado do lado – fez sucesso na década de 1980 com a explosão do movimento punk. Na atualidade, ele ganhou uma versão mais feminina, que consiste em raspar totalmente uma das laterais da cabeça, deixando que fios compridos sejam penteados para o lado.

Para não errar no corte de cabelo raspado do lado

É importante tomar cuidado quando decidir cortar os fios nesse estilo. Por ser muito fácil errar e deixar o desenho assimétrico, indica-se buscar um profissional que esteja acostumado com corte de cabelo raspado do lado, pois o corte deve acompanhar o contorno da cabeça.

corte-de-cabelo-raspado-do-lado

Cabelo raspado do lado foi moda na década de 1980 com boom do movimento punk. Foto: Shutterstock

Uma opção para quem busca esse visual ousado é usar o corte conhecido como undercut para diminuir o volume do cabelo. Um pouco diferente do sidecut, o undercut é um estilo de corte no qual são raspadas as laterais da cabeça, porém ele se limita à linha de curvatura do crânio, ou seja, só é raspada a porção da nuca até a altura da orelha.

Corte de cabelo raspado do lado reduz volume

O corte de cabelo raspado do lado também é considerado em termos de redução de volume. Ao se ter uma das laterais da cabeça raspada, o volume acaba se concentrando de um único lado, fazendo com que o estilo tenha sucesso, principalmente entre as mulheres mais descoladas.

Democrático, o corte pode ser feito em cabelos lisos, encaracolados e até crespos, desde que a pessoa a aderir esteja ciente da personalidade que a tendência capilar dos anos 1980 carrega. O ponto principal e que muito pouco tem-se conhecimento é que o estilo não beneficia todos os formatos de rosto, o que pode desarmonizar o visual.

As mulheres donas de um formato de rosto hexagonal, levemente quadrado, embora com traços mais suaves, como um diamante, são as maiores beneficiadas pelo corte de cabelo raspado do lado.

Esse formato de face é o que melhor adapta-se ao sidecut, pois do ponto de vista do visagismo, as pessoas que têm esse tipo de rosto são dinâmicas, extrovertidas e que não vão se incomodar com os olhares tortos ou desaprovação.

Em contraponto, levando em conta também o visagismo, o rosto redondo é o menos indicado para adquirir esse corte. Isso porque no rosto arredondado, o corte de cabelo raspado do lado cria volume nas bochechas e acentua as feições.

Mulheres que possuam o rosto quadrado também devem evitar esse tipo de corte, pois ele irá evidenciar o aspecto marcado do maxilar. As donas de faces alongados também não devem arriscar, pois a parte raspada alongará ainda mais o rosto.

Já as moças de rosto oval, considerado o mais democrático dos tipos de rosto, podem investir sem medo nessa novidade.

O corte sidecut pode ser feito em cabelos lisos, encaracolados e até crespos. A única diferença é que a manutenção do corte deverá ocorrer em menos tempo nos enrolados e crespos. Já nos cabelos lisos, deve-se aparar o corte a cada 30 dias, e a máquina usada vai da três até a quatro.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!