Dica do Nutricionista

Clara de ovo pasteurizada pode ser opção de alimentação saudável. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 15/06/2014

Você já ouviu falar em clara de ovo pasteurizada? Então, como o próprio nome indica, a clara de ovo pasteurizada passa por um processo de pasteurização, onde é aquecida até certa temperatura a fim de matar todos os micro-organismos presentes nela. Assim, ela dá adeus à bactéria salmonella e a qualquer outra bactéria que possa fazer mal ao nosso organismo.

Características da clara de ovo pasteurizada

De forma geral, podemos dizer que temos na clara de ovo pasteurizada a fonte de uma das proteínas mais comuns, com muito mais segurança e praticidade. A clara de ovo pasteurizada é vendida em caixas parecidas com as do leite e cada uma contém em média 30 claras por um preço um pouco superior a uma dúzia normal de ovos.

clara de ovo pasteurizada

Quando pasteurizada, clara de ovo se livra de bactérias como a salmonella. Foto: Shutterstock

Diferentemente dos ovos, o tamanho da caixa da clara de ovo pasteurizada não varia. Assim, você poderá dosar perfeitamente a quantidade de clara que deseja usar e sem nenhuma sujeira e sem desperdiçar as gemas – procedimento usual quando você usa os ovos normais, jogando-a fora.

Além de a pasteurização ser um processo comprovado de combate a micro-organismos, existe também uma grande vantagem microbiológica e higiênica frente a outros produtos no mercado. Durante o processo, a clara de ovo pasteurizada é filtrada e a remoção da casca é feita por máquinas. Em seguida, ocorre a esterilização e, o mais importante, é que ela não sofre perda de proteínas nesse processo.

A clara de ovo pasteurizada como alternativa

A clara de ovo pasteurizada é uma ótima alternativa para quem não gosta de albumina (gosto ruim, dissolução ruim, gases e preço) e, principalmente, para quem não gosta de se aventurar ao comer ovos crus. Seu uso é indiscutível com relação à melhora na hipertrofia dos músculos, além de aumentar a ingestão de proteína até o nível aceitável em uma dieta para atletas.

Esta hipertrofia geralmente é causada pelo estresse muscular, provocado por exercícios de carga intensa. Também a ingestão de proteína é essencial para a reconstrução dos músculos. Quando aberta a embalagem da clara de ovo pasteurizada, recomenda-se que seja consumida em até 24 horas.

Para consumo diário da clara de ovo pasteurizada sugere-se que uma caixa de 90 gramas de proteína seja dividida em três dias de uso. Ou melhor, a nível esportivo, o ideal seria tomar 100ml no café da manhã e 100ml antes de dormir.

Benefícios da clara de ovo pasteurizada

Ao optar pela clara de ovo pasteurizada em sua alimentação, você estará consumindo saúde, livrando-se das inconveniências da bactéria salmonela e contando ainda com uma série de outros benefícios. Confira:

1. Segurança alimentar: o produto é pasteurizado para eliminar bactérias como a salmonela;

2. Qualidade garantida: produto fabricado a partir de ovos selecionados e pasteurizados;

3. Padronização de receitas: a mesma dosagem e o mesmo rendimento sempre;

4. Redução de perdas: seja por quebra acidental ou por ovos estragados;

5. Reduz o tempo de preparo de receitas: elimina o processo de quebra de ovos;

6. Conservação: prazo de validade definido;

7. Não contém glúten: pode ser consumida por pessoas com intolerância a glúten.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite