Um dos maiores inimigos de homens e mulheres que estão de dieta é o chocolate. Cheio de gorduras e com alto índice de açúcar, se for chocolate branco, então, é ainda mais gorduroso. Mas como resistir a este alimento tão delicioso? A alternativa é utilizar a alfarroba, uma nova forma de para comer “chocolate” sem comprometer a dieta.
Alfarroba é “quase” chocolate
A alfarroba tem cara de chocolate, tem gosto de chocolate, mas não é um chocolate. E, além disso, traz muitos outros benefícios à saúde.
Alfarroba, o que é isso?
A alfarroba é uma vagem marrom escura que nasce na alfarrobeira – árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. E é desta vagem que é extraída a polpa, que é torrada e moída, virando um pó, que é a base de outros produtos. É dessa forma que a alfarroba substitui o cacau e, com ela, pode ser feito um doce que é semelhante ao chocolate.
A alfarroba é naturalmente doce e dispensa o uso de açúcar na fabricação e no consumo dos produtos, que são feitos com o pó da alfarroba. Já é possível encontrar em supermercados e casas de produtos naturais bombons e barras semelhante às de chocolate, só que feitas com o pó de alfarroba.
Benefícios da alfarroba
Se você acha que o grande benefício da alfarroba é o seu poder de substituir o chocolate, está enganado, pois ela possui outras vantagens que fazem muito bem à nossa saúde.
Alguns estudos comprovaram que a alfarroba não contém glúten e tem um potencial antioxidante muito elevado, superior ao do vinho, por exemplo. Por isso, especialistas em nutrição acreditam que os componentes da alfarroba podem ser muito úteis no combate aos radicais livres e também às doenças crônico-degenerativas.
Além disso, a alfarroba possui vitamina B1, que colaboradora para o bom funcionamento do corpo, principalmente do sistema nervoso (melhorando o raciocínio), e do coração. Possui ainda em sua composição a vitamina B2, que é a responsável por extrair a energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo.
Alfarroba contém fibras naturais
Outro grande benefício do consumo da alfarroba se dá pelo seu alto índice de fibras naturais, que atuam na flora intestinal e protegem a membrana mucosa do intestino, diminuindo a incidência de desordens nutricionais e úlceras. As fibras também atuam na redução do colesterol no sangue.
Porém, alguns nutricionistas afirmam que, por mais que a alfarroba seja saudável, ela deve ser consumida com moderação, pois possui um alto conteúdo de taninos e, assim como pode beneficiar o coração e as artérias, também pode dificultar a absorção de proteínas e de alguns minerais.
Alfarroba x chocolate
Uma pesquisa feita pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná descobriu que a alfarroba possui um baixo índice glicêmico. Enquanto o cacau tem 23% de gordura e 5% de açúcar em sua composição, a alfarroba possui apenas 0,7% de gordura e açúcares naturais, como a sacarose, a glicose e a frutose.
A alfarroba pura possui 25% calorias que tem o cacau, mas o produto como encontramos para consumo possui praticamente a mesma quantidade de calorias que um chocolate normal.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Que tal um bolinho no lanche da tarde? 6 Receitas de bolo light para não sair da dieta
Saiba quais os melhores lanchinhos para matar a fome
3 Lanches ideiais para levar para o trabalho ou faculdade
10 Lanchinhos noturnos que você está liberado para comer
Lanche na escola, o vilão da saúde bucal das crianças