Especialidades

Fique alerta aos sinais de alergia

Por Redação Doutíssima 28/03/2014

alergia é uma reação de defesa do corpo humano, após um ou mais contatos com um alérgeno: ácaro, pólen, animais, plantas, látex, picadas de insetos, certos alimentos, medicamentos, etc. Ela é produzida por causas e mecanismos diversos, envolvendo Imunoglobulinas proteínas não ramificadas envolvidas no sistema imune e liberação de mediadores químicos. A alergia pode se manifestar de diversas maneiras.

Veja aqui alguns indícios e sinais de alergia:

 

  • Coceira
  • Inchaço
  • Bolhas
  • Lesões avermelhadas
  • Descamação
  • Placas infiltradas
  • Nariz escorrendo

 

Alguns sintomas e sinais de alergia são facilmente identificados, enquanto que outros são mais difíceis. Dores abdominais, por exemplo, podem ser uma forma de manifestação alérgica.

Olhos

sinais de alergia

Uma conjuntivite alérgica pode ser o sinal de uma alergia respiratória. Ela é frequentemente acompanhada por uma rinite. Os olhos ficam avermelhados, lacrimejantes e a pessoa sente uma sensação de ardor e ficam sensíveis com a luz.

Nariz

sinais de alergiaCoriza, nariz entupido e espirros são sintomas da rinite alérgica. Apesar de muito comum, causa muito desconforto. A rinite alérgica é normalmente causada por uma sensibilidade ao pólen de flores e árvores ou por ácaros, mofo e pelo de animais. Ela é associada à conjuntivite em 50% dos casos e à asma, em 20 à 30% dos casos.

 

 

 

Rosto

sinais de alergia

O angioedema é uma forma específica de urticária, associada a um edema, que é normalmente localizado no rosto. Essa alergia se difunde a partir da pele para os tecidos subcutâneos e membranas mucosas. Ela pode se desenvolver em casos de picada de abelha ou maribondo, alergias à remédios e à amendoim. Esse tipo de reação pode ser grave, pois se o edema se estende à laringe, pode bloquear a passagem de ar e causar um choque anafilático e parada cardíaca.

 

 

 

 

Barriga

sinais de alergiaDores abdominais: é um dos sinais de alergia mais frequentes em alergias alimentares, que é muito comum em crianças, principalmente a alergia ao leite de vaca. O principal sintoma é a dor abdominal.

Diarreia: As alergias aos cereais, ao trigo e ao arroz podem induzir a uma diarreia. É relacionada à alergia alimentar se for um sinal de alergia persistente ou se houver antecedentes familiares com o mesmo tipo de alergia.

Prisão de ventre: sinal de alergia que pode estar relacionado à intolerância ao leite de vaca, mas ainda é menos comum que a diarreia em alergias alimentares.

Pele

sinais de alergiaPele avermelhada: A urticária alérgica aparece rapidamente depois do contato a um medicamento (penicilina, aspirina) ou um alimento (morango, crustáceos). A pele se cobre de placas vermelhas ou rosas inchadas e a pessoa tem muita vontade de coçar.

 

 

 

Alergias: causas, sintomas e tratamento

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Alergia ao pólen: entenda porque acontece

Alergia à picada de inseto: entenda porque acontece

Especialista destaca os principais tipos de alergia e recomenda cuidados

Alergia a medicamentos: entenda porque acontece e o que fazer

Alergia alimentar: sintomas, causas e tratamento

Alergia na pele: sintomas, causas e tratamento

Alergia no bebê: saiba o que fazer