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Terror noturno: veja dicas para proteger sono do seu filho

Por Redação Doutíssima 03/07/2014

Terror noturno é um distúrbio do sono no qual o individuo desperta rapidamente do sono em um estado de pavor excessivo. Normalmente, este fenômeno ocorre em crianças.

Causas do terror noturno

As causas do terror noturno ainda são desconhecidas, porém os especialistas afirmam que isto pode ser provocado por febre alta, falta de sono ou períodos de tensão emocional e estresse.

Pais podem adotar medidas para evitar que seu filho passe pelo terror noturno. Foto: Shutterstock

Pais podem adotar medidas para evitar que seu filho passe pelo terror noturno. Foto: Shutterstock

Prevenção do terror noturno

Quando o terror noturno ocorre com certa frequência, interrompe o sono regularmente, apresenta outros sintomas ou causa lesões durante o distúrbio, é indicado que se procure um médico. O mesmo indicará um tratamento.

A melhor forma de enfrentamento do terror noturno, no entanto, é adotar medidas para prevenir que seu filho sofra com o distúrbio e tenha o sono dos anjos. Confira 8 dicas:

1. Banho relaxante contra o terror noturno

Para as crianças menores de dois anos, uma boa dica para prevenir o terror noturno é, antes de dormir, a mãe preparar um banho relaxante. Deixe o ambiente mais escuro, retire brinquedos da água e aqueça o banheiro.

Para maiores de seis meses, se quiser, pode adicionar uma gotinha de fragrância de lavanda, que diminui a ansiedade e ajuda a relaxar.

2. Carinho contra o terror noturno

Faça muito carinho em seu filho antes de dormir. As crianças e, principalmente os bebês, são extremamente sensíveis ao toque. Por isto, na hora de dormir, coloque a criança em seu colo e cante uma canção de ninar, ou se ele for maior, converse com seu filho enquanto o acaricia.

3. Rotina contra o terror noturno

Uma dica muito importante é estabelecer uma rotina, ou seja, uma sequência de atividades, como jantar, banho, massagem e sono. Isso ajuda a criança a entrar no clima.

Hoje em dia, a maioria das crianças fica na creche enquanto seus pais trabalham. Não adianta chegar em casa e querer que seu filho durma imediatamente. Ele sente a falta dos pais durante o dia e o fato de vê-los o manterá alegre e acordado. Permita que ele brinque e curta um pouco a companhia dos adultos, para só depois iniciar a rotina do sono.

4. Massagens contra o terror noturno

Para aqueles bebês mais agitados, a melhor dica é uma massagem de 15 minutos antes de dormir. Segundo estudos, a massagem relaxa e eles acabam pegando no sono mais rápido. O ideal é comprar um óleo próprio para massagens em bebês e aplicar lentamente em seu corpo, fazendo uma suave pressão.

5. Sonecas contra o terror noturno

A soneca que seu filho tira durante o dia não prejudica o sono dele durante a noite. Até os dois anos de idade, a soneca é fundamental para seu descanso físico e mental. Se ele não descansar nada de dia, poderá ficar irritado, o que trará mais dificuldade no sono à noite.

6. História e música contra o terror noturno

É muito importante criar um clima na hora que a criança vai dormir. Ler uma história toda a noite pode ser uma opção. Se você prefere não usar livros, pode colocar uma música relaxante, porém, com volume bem baixo.

7. Barulho branco contra o terror noturno

Ao contrário do que se pensa, o silêncio não é amigo das crianças na hora de dormir. Ruídos constantes, como o barulho do ventilador, são agradáveis e ajudam a amenizar outros sons da casa que poderiam despertar seu filho.

 

 

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