Especialidades

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 28/03/2014

O nome sonorexia, faz analogia ao distúrbio chamado de anorexia, que acontece quando o indivíduo não se alimenta, ou se alimenta pouco. O distúrbio da sonorexia é definido como a privação de sono por vontade própria do indivíduo, que passa a ficar muitas horas ou até mesmo dias sem dormir por conta de exigências pessoais ou até mesmo profissionais.

sonorexia  No mundo moderno é cada dia mais comum encontrarmos pessoas portadoras do mal da sonorexia, em indivíduos de todas as faixas etárias, pois o tempo necessário para executar, trabalho, estudo e lazer,quando somados, ultrapassa as 24 horas que compõem um dia.

A sonorexia normalmente começa devido à necessidade de fazer o trabalho render mais, pois em geral há a urgência de mais dinheiro para fazer frente às despesas mensais. São uma serie de fatores que nos levam no mundo moderno a abrir mão das horas de sono, tão necessárias a nossa saúde, em detrimento de outras necessidades que estão sempre surgindo.

No entanto, especialistas explicam que ficar mais de 17 horas sem dormir seguidas, podem levar o indivíduo a ter problemas parecidos aos apresentados por pessoas alcoolizadas, o que pode ser muito perigoso, principalmente para os portadores da sonorexia que costumam dirigir, uma vez que é comprovado que pelo menos 30% dos acidentes são causados por pessoas que dormem ao dirigir.

Causas, consequências e sintomas da sonorexia

Estudos feitos mostram que a falta do sono ocasiona micro lesões cerebrais que são irreversíveis, que causam o comprometimento do aprendizado. Mas é comprovado também que, ao passo que o tempo de sono perdido é recuperado, os efeitos e principalmente os sintomas diminuem, sendo ainda sim, impossível recuperar todo o prejuízo causado.

Durante o sono  o cérebro continua trabalhando sem parar e é nesse momento que ele solidifica o aprendizado fixando as informações na memória, além de haver um descanso muscular total. O indivíduo que se priva do sono, este momento de descanso e consolidação do aprendizado acaba     sendo prejudicado, além de deixar a pessoa sonolenta e cansada nos próximos dias.

sonorexia   Os grandes aliados da sonorexia, além das necessidades impostas pelo trabalho ou estudo, são os serviços noturnos de até 24 horas, como é o caso de academias, restaurantes, supermercados, dentre outros, que existem geralmente nas grandes cidades.A televisão e o computador são também um sério agravante para se adquirir a sonorexia, pois esses hábitos aliados à sonorexia além de prejudicar no aprendizado e do comprometimento da memória, esta mania pode levar ao envelhecimento precoce, hipertensão, obesidade, diabetes e alteração de humor.

No caso de crianças que desenvolvem a sonorexia os  jogos de games no computador e os filmes na TV , são as principais causas. As crianças precisam dormir entre 9 e 11 horas por dia para se desenvolverem bem, quando o sono noturno da criança é prejudicado faz com que a produção do GH, hormônio do crescimento seja reduzido uma vez que sua produção se intensifica com as horas de sono.

É importante ressaltar que o sono diurno não substitui o noturno com a mesma eficiência, sendo assim o sonorêxico mesmo que tirando cochilos diurnos tem a seu raciocínio prejudicado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Como vencer a insônia

Café a tarde pode atrapalhar o sono

Como tirar o sono durante o dia

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Saiba como funciona o sono dos bebês

12 Hábitos saudáveis para melhorar o sono