[the_ad_group id="16401"]
Especialidades

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Por Redação Doutíssima 24/03/2014

Uma noite bem dormida faz muita diferença na rotina do seu dia, muitas vezes, atividades simples que realizamos quotidianamente podem parecer um grande desafio quando dormimos mal. Você acorda frequentemente durante a noite, tem dificuldades para adormecer, seu sono é perturbado? Existem simples regras que podem ajudar você a ter uma boa noite de sono e ainda se acordar em forma, preparado para encarar um longo dia de trabalho.

 

boa noite de sono

Dicas para ter uma boa noite de sono

 

– Respeite o seu sono: você tem dificuldades para adormecer à noite? Pode ser que simplesmente você ainda não esteja com sono. Talvez você realmente tenha energia para ver o final do seu filme, ou para terminar seu livro. Como o sono é organizado em ciclos de cerca de uma hora e meia, se você perder o seu “trem”, você deverá esperar o próximo. Então você corre o risco de ficar se revirando na cama sem poder conectar os vagões. Da mesma forma, se você é uma pessoa que gosta de fazer atividades durante a noite, de nada serve ir para a cama com as galinhas, você não será capaz de dormir! Quando você começar a sentir que seus olhos estão ficando pesados e os bocejos começaram, então chegou a hora de dormir. Na medida do possível, tente ir para a cama e levantar-se todos os dias aproximadamente à mesma hora. Se você tiver um sono muito desregulado, por exemplo, 8 horas de sono durante os dias da semana e 4 ou 5 horas nos finais de semana, será muito difícil de manter uma boa qualidade de sono.

 

– Encontre a temperatura certa: você toma um banho quente à noite para se acalmar e preparar-se para dormir? Na verdade isso é um grande erro. Quando você está se programado para dormir, o seu corpo, ao contrário, diminui a temperatura interna. Então o ideal é que você ajude o seu corpo, e não o atrapalhe. Tome um banho morno, 37 ° C no máximo. No seu quarto, procure manter a temperatura em torno de 20 ° C. Também, para ter uma boa noite de sono, é importante dormir com os pés quentes. Cientistas comprovam que aquecer as extremidades do corpo promove a vasodilatação dos pequenos vasos, o que ajuda no adormecimento.

 

boa noite de sono

– Faça um jantar leve: distúrbios na digestão causam um sono de má qualidade, por isso evite fazer refeições pesadas à noite. Evite as carnes vermelhas, alimentos condimentados, álcool, café e chás com cafeína. Prefira legumes, pães brancos, massas, peixes, e todos os produtos lácteos que contêm triptofano, uma substância a partir da qual é produzida a serotonina, hormônio que produz tranquilidade! Jante tão cedo quanto possível (idealmente, duas horas antes de se deitar). Beba chás de limão, verbena, camomila, flor de laranjeira, e passiflora que são eficazes contra o nervosismo, ou então um copo de leite morno, que tem um efeito sedativo.

 

Não leve os seus problemas para a cama: certas atividades intelectuais intensas perturbam muito o sono, caso você seja uma pessoa com um sono mais sensível. Evite televisão, jogos de videogame e, principalmente, ficar pensando e remoendo as preocupações: contas para pagar, trabalhos para entregar, problemas de saúde, etc. Resolva os seus problemas durante o dia, na hora de dormir tente deixar tudo isso de lado.

 

– Transforme o seu quarto num ambiente agradável para ter uma boa noite de sono: caso você tenha uma televisão no seu quarto, coloque-a num outro cômodo da sua casa imediatamente: esse é uma das primeiras medidas defendidas por especialistas do sono. Da mesma forma, seu escritório não deve ser o seu quarto. Pior ainda se você trabalhar debaixo do edredom! Um quarto é um lugar para dormir, não uma sala de atividades! Quanto a sua cama, ela é um elemento essencial para garantir uma boa noite de sono. Fica difícil dormir bem quando temos um colchão deformado ou então um colchão que com o menor movimento do seu companheiro faz com que você salte da cama. Um colchão deve ser trocado a cada 10 anos, quantos anos tem o seu? Caso o seu companheiro ronque, não esqueça de comprar tampões de ouvido.

 

No vídeo abaixo você pode ver a importância de uma boa noite de sono.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Como tirar o sono durante o dia

10 dicas para domir bem todas as noites

Como dormir mais rápido

Dicas para dormir melhor

Saiba mais sobre os remédios para dormir

Como acabar com a insônia sem precisar contar carneirinhos

8 passos para dormir melhor 

 

 

 


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]