Especialidades > Motivação

Exercício físico melhora a qualidade do sono e a produtividade

Por Redação Doutíssima 04/06/2014

Estudos comprovam que praticar atividades físicas melhora a qualidade do sono e a produtividade. As pessoas que praticam, pelo menos, 150 minutos de exercícios por semana, costumam dormir melhor e, por consequência, se mantêm mais alertas durante o dia, de forma a elevar a sua produtividade para as tarefas cotidianas.

Além de melhorar a qualidade do sono e a produtividade no dia a dia, praticar exercícios também atua preventivamente contra diversos problemas psicológicos e cardiovasculares, além de diminuir o risco de câncer.

Atividade aeróbica é bastante indicada para dormir melhor e ser mais produtivo. Foto: Shutterstock

Atividade aeróbica é bastante indicada para dormir melhor e ser mais produtivo. Foto: Shutterstock

O cérebro tem reservatórios de energia, chamados de astrócitos, que armazenam glicogênio para, quando preciso, dar gás aos neurônios. Segundo a literatura médica, realizar certas atividades, como a aeróbica, promove a proliferação de astrócitos. Além disso, praticar caminhadas e corridas torna cada um destes depósitos mais eficientes para estocar glicogênio, garantindo, assim, a disposição para a execução de tarefas que exigem o empenho da mente.

A meditação também é aliada da qualidade de sono e pode elevar a produtividade. Estudos comprovam que a pessoa que medita é mais leve e concentrada. Com isso, ela tende a prestar mais atenção em suas atividades do dia a dia, rendendo mais.

Maneiras de aumentar a produtividade

Ter uma boa produtividade é fundamental para se ter um bom desempenho em vários setores da vida, tanto no aspecto familiar quanto no ambiente de trabalho. Algumas dicas podem ajudar você a se organizar melhor e, assim, aumentar a sua produtividade.

O grande segredo é ter um bom planejamento. Saber planejar as suas atividades é essencial para que suas tarefas possam ser concluídas corretamente e dentro do tempo proposto. Tenha sempre uma agenda com todas as suas anotações.

Não podemos esquecer que a produtividade, muitas vezes, depende da motivação. É muito importante que a pessoa tenha momentos de lazer durante o dia. Reserve pelo menos uma hora do seu dia para se divertir. Manter o foco somente no estresse da rotina é uma atitude contrária à produtividade.

Tente evitar ao máximo os pensamentos negativos. A positividade impulsiona a motivação, fazendo com que você tenha vontade de realizar suas tarefas. Aliás, não tente somente alcançar as suas metas, mas sim superá-las. Encontre alguma coisa que o inspire a concluir seu trabalho.

Praticar exercícios físicos também ajuda a manter a mente mais saudável e faz com que você se sinta mais disposto e, consequentemente, produza mais. Por isto, tente incluir na sua rotina diária algumas séries de exercícios.

Dica de alongamento

Se alongar durante o trabalho também ajuda a elevar a sua produtividade. Para tanto, coloque suas mãos na cabeça, como se fizesse um exercício abdominal, com os cotovelos para fora. Dessa forma, você ficará com a coluna ereta e com o peito inflado, uma posição que faz com que as ideias fluam mais facilmente. É uma boa opção para as horas em que você precisar pensar na solução de um problema.

Procure também sempre estender as suas pernas. Ficar com elas dobradas por muito tempo diminui a circulação nos membros inferiores. Use ainda um descanso para os pés: com ele, você pode se esticar em diferentes níveis. Tente fazer isso na hora de responder a um e-mail importante e lembre-se de que relaxar por alguns instantes sempre faz bem.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento