Embora provoquem uma sensação parecida, e igualmente incômoda, vertigem e tontura não significam a mesma coisa. A vertigem corresponde a uma ilusão, na qual o corpo parece se mover ou, ainda, existe a impressão de que o ambiente parece estar se movimentando. Nestes casos, a tontura aparece como um dos sintomas da vertigem.
Sinais de vertigem e tontura
De forma frequente, o que se sente durante uma crise de vertigem e tontura é a perda de equilíbrio, a sensação de que tudo está girando, náuseas, vômitos, cefaleia, visão dupla, certos movimentos descoordenados e fraqueza.
A vertigem e tontura não escolhem idade ou sexo, embora, tende a aparecer em idosos e em indivíduos que administrem medicamentos para tratamento de doenças cardíacas.
Auxílio na crise de vertigem e tontura
Sabe-se que o período de crise da vertigem e tontura pode durar apenas alguns minutos ou até mesmo algumas horas. Frequentemente, a condição desaparece após alguns dias de forma espontânea, ou seja, mesmo sem tratamento.
Como a causa desta condição, muitas vezes, está ligada a distúrbios cardíacos, como arritmia, infarto e insuficiência, é importante saber como reagir diante de um quadro do tipo. Veja o que fazer diante de uma pessoa em crise de vertigem e tontura:
1. Deite a vítima de barriga para cima, com a cabeça apoiada diretamente no chão;
2. Não a deixe realizar nenhum movimento brusco, em especial com a cabeça;
3. Para ajudar a circulação do sangue a se reestabelecer, afrouxe as roupas da vítima;
4. Busque acalmar a vítima, conversando com ela e explicando que tudo ficará bem;
5. Assim que a crise passar, a vítima poderá procurar atendimento médico;
6. Para conter as crises de vertigem e tontura, pode-se fazer uso de fármacos. Verifique com a vítima se ela toma algum medicamento e se ele está disponível no momento.
Tratamento da vertigem e tontura
A fim de avaliar melhor cada caso de vertigem e tontura, o indicado é ir ao médico com o objetivo de excluir a possibilidade de diagnosticar doenças graves, que podem resultar nos sintomas relatados, determinando, assim, o tratamento mais adequado.
Para se indicar o tratamento, é necessário verificar o fator que vem desencadeando a vertigem e tontura. A depender da causa da vertigem e tontura, o médico pode até sugerir cirurgias.
É bastante comum fazer uso de medicamentos que inibem os sintomas e impedem o desencadear de novas crises. Para se prevenir crises, existem alguns adesivos aplicados sobre a pele e que podem durar vários dias.
Prevenção das crises de vertigem e tontura
As pessoas precisam aprender a identificar situações que provoquem vertigem e tontura, de forma a evitá-las. A grande maioria dos fármacos utilizados no tratamento tem o sono como efeito colateral e, portanto, devem ser evitados, dependendo da situação. Um desencadeador de crises em potencial é o café, que deve ser consumido com cautela, bem como o álcool.
Converse com seu médico diante de crises de vertigem e tontura, evitando deixar que o quadro se agrave e os sintomas sejam decorrentes de uma situação preocupante. Evite se automedicar, uma vez que o uso incorreto de remédios pode, além de piorar seu estado de saúde, também mascarar algo muito mais grave.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
É preciso estar atento: você sabia que tontura pode significar problemas no coração?
3 Remédios caseiros para tontura
Saúde Responde: Tenho zumbido e tenho sentido tontura. O que pode causar esses problemas?