Clínica Geral > Esporte

Comemore muito! 5 dicas para cuidar da voz durante a Copa

Por Redação Doutíssima 17/06/2014

É muito comum ver as pessoas ficarem roucas de tanto gritar na comemoração durante os jogos. Para evitar isso, veja abaixo algumas dicas para cuidar da voz durante a Copa. 

 

cuidar da voz durante a copa

 

A voz é o nosso principal meio de comunicação, e na maioria das vezes não tomamos os devidos cuidados para que ela esteja sempre saudável. Isso fica ainda mais evidente quando se trata de situações em que afloramos nossas emoções, como durante os jogos de futebol.

Cuidar da voz é mais fácil do que imaginamos, basta adquirirmos pequenos e simples hábitos que fazem toda a diferença – especialmente para aqueles que usam a voz como instrumento de trabalho, como por exemplo, cantores, locutores, telefonistas e vendedores.

 

Como cuidar da voz durante a Copa

 

Conheça abaixo as 5 dicas de especialistas para saber como cuidar da voz durante a Copa e comemore muito, mas mantendo sua saúde vocal em dia.

 

1) Hidratate-se 

Manter-se sempre hidratado é um dos segredos para manter a voz saudável. O corpo humano, quando hidratado adequadamente, permite que as cordas vocais tenham muito mais flexibilidade e vibração, evitando também a boca seca e a rouquidão. Para cuidar da voz durante a Copa, mantenha sempre com você um copo ou garrafa d’água (na temperatura ambiente). Beba sempre em pequenos goles. Para garantir uma hidratação satisfatória para seu corpo e suas cordas vocais, o recomendado é beber entre 7 e 8 copos (300ml) por dia, podendo aumentar de acordo com o seu esforço físico e vocal. Uma boa dica para saber se o seu corpo está hidratado é prestar atenção na cor da sua urina – quanto mais escura ela estiver, menos hidratado o seu corpo está.

 

2) Evite bebidas alcoólicas 

Bebidas alcoólicas e voz nunca foram boas amigas e é por este motivo que muitos cantores de rock, depois de anos consumindo álcool em excesso, acabam modificando completamente suas vozes. A bebida alcoólica diminui a sensibilidade do corpo e irrita a mucosa vocal, logo, não nos damos conta de que estamos forçando demais a voz e acabamos por machucar nossas pregas vocais. As bebidas destiladas são ainda mais nocivas à voz do que as bebidas fermentadas. Por isso, evite beber muito durante os jogos. Caso não resista, beba sempre alguns goles de água para garantir a boa hidratação da garganta e das cordas vocais.

 

3) Ar condicionado, um vilão 

O ar condicionado pode ser um grande inimigo das cordas vocais, pois ele muda a temperatura e umidade do ambiente, ressecando as mucosas e modificando a maneira com que as pregas vocais vibram. Se você não for assistir aos jogos no estádio, o melhor é optar por um lugar com ventilação natural. Mas se isso não for possível, procure manter sempre um copo d’água perto de você. Beba bastante líquidos para que seu corpo não fique ressecado.

 

4) Fuja da cafeína, refrigerantes e frituras 

Não é somente o álcool que prejudica a voz. Quando consumidos excessivamente, algumas bebidas e alimentos também podem ser nocivos às cordas vocais. Café, refrigerantes, frituras, comidas muito apimentadas ou gordurosas são grandes vilões do organismo, pois causam refluxo no estômago. Durante os jogos da Copa evite ingerir esse tipo de alimento, principalmente se você tiver algum tipo de problema gástrico (como azia ou dificuldades de digestão). A “queimação”, além de prejudicial para o sistema digestivo, também pode irritar e afetar as cordas vocais.

 

5) Evite ambientes barulhentos 

Apesar de ser quase impossível, tente não falar muito em ambientes onde haja ruídos muito fortes, pois você será obrigado a forçar a voz e gritar, sem nem mesmo se dar conta. O grito é uma agressão às cordas vocais e laringe. Ele cria um tipo de colisão entre as pregas vocais, e esta colisão, quando em excesso, pode ser causar graves danos à voz. Faça uma boa preparação vocal com aquecimento antes dos jogos e grite apenas em momentos especiais, como num gol! Assim você poderá preservar por mais tempo a qualidade da sua voz.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Menopausa: saiba como reduzir as mudanças na voz

5 dicas para preservar a qualidade da sua voz

Como funciona a mudança de voz nos garotos

Garganta inflamada: sintomas e tratamentos

Café pode reduzir pela metade o risco de câncer de boca

E como ela incomoda! Aprenda como aliviar a dor de garganta com remédios caseiros

Anodontia e seus efeitos na boca