O suplemento favorito dos amantes da musculação é, sem dúvidas, o whey protein. Existem muitas marcas e sabores de whey protein, mas todos são feitos a partir do extrato do soro do leite. O mais utilizado é o do tipo isolado, que é a forma mais pura e concentrada da proteína do soro do leite.
Whey protein é proteína completa
Quem busca massa magra para o seu corpo, tem no whey protein o seu melhor aliado, já que é uma proteína completa, com nove aminoácidos essenciais, os quais nosso organismo não produz, como por exemplo: leucina, isoleucina, triptofano, cisteína e lisina.
Efeitos do whey protein
Usado como pós-treino, período em que os músculos absorvem mais proteína, o consumo deste suplemento promove o aumento dos músculos. Com isso, o mundo das dietas abraçou o whey protein, e o transformou em ingrediente de diversas receitas, desde bolos até vitaminas, dando mais sabor aos alimentos e buscando utilizar menos carboidratos.
Mas será que o uso deste suplemento pode causar algum dano à saúde? Veja os prós e contras do uso do whey protein para o corpo.
Os prós do consumo do whey protein
Um estudo publicado na revista Nutrition & Metabolism contatou que pessoas que fazem o uso do whey protein perdem significativamente mais gordura corporal e mostram uma maior preservação da massa magra em relação às pessoas que não fazem o uso do suplemento.
O whey protein é considerado superior a outras formas de proteína, porque oferece benefícios ao sistema imunológico, possui uma digestão mais rápida, com uma alta taxa de absorção e propriedades antioxidantes.
Estudos indicam, ainda, que o whey protein pode ser usado em fórmulas infantis, principalmente as especiais para bebês prematuros, já que o segundo componente mais encontrado no whey protein é a alfa-lactoalbumina, proteína semelhante ao leite materno. Além disso, o whey protein pode servir como um relaxante e regulador do humor, pois aumenta os níveis de serotonina no cérebro.
Para atletas, o whey protein favorece o aumento da massa magra, melhora a força, a recuperação do exercício e a imunidade. Outros benefícios são vistos na diminuição de lesões.
Os contras do consumo do whey protein
O perigo em usar o whey protein está associado ao excesso. Quando usado sem prescrição de um profissional e, assim, sem respeitar a quantidade adequada para o corpo, o whey protein pode trazer alguns efeitos nocivos.
O consumo de proteínas em excesso, como no caso do whey protein, pode prejudicar os rins e o fígado, já que a quebra destas proteínas pode sobrecarregar estes órgãos.
Também, alguns estudos indicam que o whey protein, quando tomado sem a dosagem ideal, pode causar um desequilíbrio mineral, resultando na diminuição da densidade óssea, o que resulta em osteoporose.
O whey protein é um derivado do leite e, por isso, as pessoas com intolerância à lactose devem evitar este produto e procurar outras formas de proteína. No entanto, em formas mais concentradas, como no caso do whey protein isolado, a maior parte da lactose foi removida, de modo que, mesmo aqueles que são intolerantes à lactose podem ter segurança deste produto.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Como fazer um shake de proteínas pré-treino
Achocolatado light vale a pena? Veja o que uma nutricionista diz sobre o assunto
Ganho de massa muscular: dicas de nutricionista para montar a dieta ideal e conquistar músculos
Veja quais são os erros mais comuns que atrapalham o seu ganho de massa e definição muscular
Dieta do leite: saiba como perder peso rapidamente
Receitinha fitness: Bolo de Batata Doce
Batata doce: fonte de energia para a prática esportiva
Alimentação pré-treino: atleta explica o que comer antes de malhar
Como aumentar a sua massa muscular