Dica do Nutricionista

Ganho de massa muscular: dicas de nutricionista para montar a dieta ideal e conquistar músculos

Por Redação Doutíssima 07/04/2014

Olá! Meu nome é Carolina Arbache, sou nutricionista da Natue e hoje vou dar dicas de como montar sua dieta para ganho de massa muscular.

 

Grande parte dos praticantes de musculação buscam dicas para um ganho de massa muscular rápido. E sabemos que, além do treino, a alimentação tem papel fundamental, pois dá suporte ao crescimento dos músculos.

 

Confira como deve ser uma dieta para ganho de massa muscular:

 

ganho de massa muscular

Dieta para ganho de massa muscular

 

Proteína

 

A proteína costuma ganhar maior destaque em uma alimentação voltada para o ganho de massa muscular e, realmente, esse nutriente possui papel fundamental na formação e crescimento dos músculos. Isto porque fornecem aminoácidos, como a isoleucina, leucina e valina (os três aminoácidos de cadeia ramificada – BCAA), além de arginina, glutamina, entre outros, que constituem os músculos e estão envolvidos em mecanismos para o crescimento muscular.

 

No entanto, não precisamos de um consumo de proteínas tão alto assim. Diversos estudos mostram que um consumo diário maior do que 2 gramas para cada quilo de peso corporal não traz benefícios adicionais, além de sobrecarregar os rins e até provocar excesso de peso. O grande segredo é saber distribuir essa proteína ao longo do dia.

 

O momento em que mais precisamos desse nutriente é no período pós-treino, chamado de janela de oportunidade, quando uma grande quantidade de proteínas é requisitada para a recuperação dos músculos e síntese de novas proteínas, dando origem ao crescimento muscular. Por este motivo, o uso de suplementos proteicos pós-treino, como o Whey Protein, pode auxiliar, já que é uma maneira prática e eficaz de oferecer grande quantidade de proteínas de alta qualidade nutricional.

 

Ao longo do dia, a proteína também precisa estar presente em todas as refeições, evitando o catabolismo. No entanto, não precisa ser em quantidades tão altas.

 

ganho de massa muscular

 

Carboidratos

 

Os carboidratos também são importantíssimos na dieta para ganho de massa muscular e não devem ser reduzidos. A dica é escolher aqueles com índice glicêmico mais baixo, como os cereais integrais, quinoa, frutas, além de batata-doce, mandioca e mandioquinha.

 

Combinado com proteínas e gorduras boas, os carboidratos fornecem energia e evitam o catabolismo ao longo do dia, sem aumentar a massa gorda. Além disso, as vitaminas e minerais não podem ser deixadas de lado, já que também possuem papel crucial na hipertrofia, pois controlam o metabolismo de aminoácidos e carboidratos, além de estarem envolvidas na produção e liberação de hormônios, como a testosterona.

 

Portanto, dê preferência a alimentos com alta densidade nutricional, que são ricos em vitaminas e minerais, como as castanhas, as proteínas magras, os vegetais verde-escuros, quinoa, frutas, raízes (como beterraba e batata-doce), entre outros. Com uma alimentação equilibrada, fica muito mais fácil conseguir o corpo que deseja, com mais saúde e eficácia.

 

Além disso, os suplementos à base de proteínas, creatina, aminoácidos, carboidratos, vitaminas e minerais, entre outros, quando utilizados de forma correta, são grandes aliados à dieta focada no ganho de massa muscular rápido.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Veja quais são os erros mais comuns que atrapalham o seu ganho de massa e definição muscular

GANHAR MASSA MUSCULAR : Mito ou verdade: é mais fácil para homens ganhar massa muscular na parte superior do corpo? DOUTISSIMA

5 erros que atrapalham o aumento de Massa Muscular

GANHAR MASSA MUSCULAR : Alimentos para ganhar massa muscular

Por que repor aminoácidos? Veja a resposta para a grande dúvida de quem quer ganhar massa ou perder peso

Como aumentar a sua massa muscular

Ganhar massa muscular : Saiba mais sobre os riscos dos remédios para ganhar massa muscular