Clínica Geral

Dor nas costas? Confira como o tratamento da fisioterapia pode ajudar

Por Redação Doutíssima 17/07/2014

Nossa coluna é a responsável pela sustentação e movimentação do corpo. É uma mistura de delicadeza e leveza: delicada, pois, entre suas 33 vértebras passa a medula espinhal e resistente porque representa 40% do tamanho do ser humano. Estudos atuais afirmam que quatro em cada cinco pessoas vão sofrer em algum momento da vida com um dos tipos de dor nas costas.

Causas da dor nas costas

Esta dor tem vários fatores de origem. Por exemplo, ela pode surgir ao levantar algo pesado ou no simples movimento de ajeitar os sapatos. Para tratar adequadamente, é fundamental compreender que existem variados tipos de dor nas costas.

dor-nas-costas

Dor nas costas pode surgir ao levantar algo pesado ou em ações do cotidiano. Foto: Shutterstock

Dores na região lombar, aquela localizada acima do quadril, compõem o quadro em que é mais comum o surgimento de dor nas costas, sendo apenas menos frequente que a dor de cabeça.

Também comum, porém mais recorrente em idosos ou profissionais com vícios posturais é a dor cervical que fica entre a cabeça e o tronco. A dor nas costas menos comum é a dorsal, que acomete a região torácica posterior.

Como tratar a dor nas costas

Para tratar a dor nas costas, o ideal é procurar um profissional especializado (atualmente contamos com muitos quiropraxistas no mercado) ou um fisioterapeuta, que irá criar um programa de reabilitação para força e flexibilidade, aliviando – ou cessando – as dores.

O tratamento feito por um fisioterapeuta age como coadjuvante no tratamento da dor nas costas. Seu foco, salvo em casos específicos, está na prevenção por meio de alongamento e fortalecimento da musculatura. Além disso, são utilizadas técnicas de correção postural, fundamental para uma coluna saudável.

RPG contra a dor nas costas

Entre tais técnicas, a mais conhecida é RPG (Reeducação Postural Global), que visa auxiliar o corpo a se livrar do peso da tensão que adquirimos por causa de vários fatores. O tratamento é individualizado e busca enrijecer e alongar a musculatura, buscando reeducar a postura e aliviar dores. Também é excelente na melhora do equilíbrio e da estabilidade.

Além do RPG, também é bastante utilizado pelos fisioterapeutas terapias com calor e frio. Essa prática se dá pelo fato do uso de frio ou calor em formato de compressa ou bolsa ser considerado uma terapia passiva, não invasiva e em que não há dependência posterior, sendo eficaz no combate a dores.

Ultrassom trata dor nas costas

Um aparelho bastante utilizado também pelos fisioterapeutas para eliminar dor nas costas é o ultrassom, uma modalidade complementar do tratamento que relaxa o músculo através de ondas de calor direcionadas.

Esse aquecimento gera uma dilatação dos vasos que conseguem nutrir mais rapidamente o músculo em tratamento. Além disso, auxilia na eliminação das células mortas da região, ou seja, o calor ajuda a aliviar a dor e a inflamação, reduz os espasmos musculares e acelera a cura. Dependendo da região do tratamento, o âmbito de movimentos pode ser aumentado.

Para potencializar os resultados, é possível ainda fazer uso do procedimento chamado Estimulação Nervosa Elétrica Transcutânea ou TENS, uma modalidade igualmente passiva e não invasiva que consiste na redução da percepção de dores crônicas e agudas. Ela pode, assim como o ultrassom, servir de terapia complementar em práticas como de exercícios físicos, por exemplo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!