Clínica Geral

Prevenção da AIDS: como se manter longe da doença

Por Redação Doutíssima 13/12/2014

Por ser uma doença sem cura e altamente contagiosa, a melhor maneira de combater a AIDS é através da prevenção. Como existem diversas formas de transmissão, é preciso conhecer cada uma delas e saber como agir pela prevenção da AIDS. O vírus HIV pode ser encontrado no esperma, nas secreções da vagina, no sangue e no leite materno. Qualquer forma de contato com essas substâncias pode contaminar.

 

A transfusão de sangue, as relações sexuais sem uso de preservativo, o compartilhamento de seringas ou objetos que cortem ou perfurem podem guardar resíduos de sangue ou esperma que provocam o contágio da doença.

 

Além disso, a mãe pode acabar contaminando a criança durante a gestação, no parto ou no período de amamentação. A prevenção da AIDS é possível e não há motivo para desconhecê-la ou não praticá-la.

prevenção-da-aids

Cuidados simples e conhecimentos básicos evitam o contágio. Foto: iStock, Getty Images

Prevenção da AIDS passa pela camisinha

 

O vírus do HIV pode ser transmitido através do sexo vaginal, do sexo anal e do sexo oral sem uso de preservativo. O compartilhamento da seringa ou agulha e a transfusão de sangue infectado podem ser causa de contágio. Instrumentos não esterilizados, como agulhas de tatuagem, perfuradores de orelha e lâminas para barbear, podem transmitir o vírus. A prevenção da AIDS acontece ao ficar longe de todas estas possibilidades.

 

A AIDS não é transmitida em relações sexuais com uso da camisinha. Além disso, masturbação a dois, beijos, contatos com suor e lágrimas podem ser feitos normalmente. Apertar a mão, abraçar, dividir talheres, copos, sabonetes, toalhas e lençóis também não apresentam risco de contágio.

 

Picadas de inseto, doação de sangue, uso da mesma piscina e banheiros não transmitem o HIV. Da mesma maneira, compartilhar assentos, sanitários ou transporte público.

 

Prevenção da AIDS é simples

 

Alguns cuidados são essenciais para a prevenção da AIDS. Apesar de ser uma doença bastante séria, que provoca diversas complicações no organismo humano, o contágio do HIV pode ser evitado através de algumas medidas bastante simples.

 

A forma mais básica e eficiente na prevenção da AIDS é o uso do preservativo. Tanto a camisinha masculina como a feminina combatem a transmissão. Além de proteger contra o HIV, os preservativos também evitam outras doenças sexualmente transmissíveis. Portanto, seu uso é indispensável em qualquer relação sexual.

 

Seringas e agulhas jamais devem ser compartilhadas. Quando se submeter a algum procedimento que exija algum instrumento cortante, certifique-se de que é descartável ou foi devidamente esterilizado. Ao realizar uma transfusão sanguínea verifique se os devidos exames de HIV foram realizados no doador.

 

Gestantes devem sempre realizar o teste de HIV como forma de prevenção da AIDS. Se for detectada soropositiva, deve ser orientada por um médico sobre os procedimentos necessários para o seu bem-estar e a saúde da criança.

 

Os remédios antirretrovirais estão disponíveis de forma gratuita nos postos de saúde. É direito de todos o acesso a esses medicamentos, que são indispensáveis para controlar, prevenir e tratar a AIDS.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!