Exercícios > Fitness

Conheça o Five, método que aumenta o desempenho do treino

Por Redação Fortíssima 27/01/2016

Que tal um treino que explore todo seu potencial na musculação, mas também ajude a prevenir lesões? O método Five garante um bom ganho de massa magra ao corpo, ao mesmo tempo em que diminui os riscos de se machucar.

Semelhante ao pilates, as técnicas utilizadas para essa modalidade exploram melhor a mobilidade das articulações e das cadeias musculares. O foco é o corpo inteiro, sempre priorizando os alongamentos, que aliviam dores e tensões de rotina.

Five não é pilates

Apesar de ser confundido com o pilates, em função de alguns exercícios parecidos, o Five não exige muito da região central do corpo, que inclui o abdômen. Ao contrário, ele trabalha a parte de trás, alinhando a coluna e melhorando a postura.

No entanto, quem sofre de problemas como artrite, artrose ou possui alguma prótese no quadril, deve evitar a atividade ou praticá-la com permissão médica. Um dos diferenciais desse método, que se tornou popular recentemente, é o alívio que proporciona nas dores da coluna.

Desenvolvido pelo alemão Lutz Kruger, ele faz alongamentos em aparelhos como o hip mover (para os quadris e cintura), o chest mover (para o peito) e o back mover (para as costas).

Pessoas que trabalham com o computador e passam muito tempo sentadas, mexendo em celular ou lidando com tecnologia, podem encontrar no Five um alívio para má postura, saindo da sua zona de conforto para alcançar mais saúde.

A posição de quem permanece boa parte do dia na cadeira é chamada flexora. Com o método, ela é corrigida, hiperextendendo os músculos da coluna. O preceito básico dos exercícios é a extensão da coluna para melhorar a postura e os movimentos do corpo.

Não é necessário contrair a região abdominal, deixando-a livre. O Five é bastante indicado como complemento ao pilates e à musculação, pois é capaz de potencializar os treinos

five-doutissima-iStock-getty-images

Ainda que semelhante, o Five não é exatamente igual ao pilates. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios de se praticar o Five

Que músculos fortes são sinal de saúde e maior disposição, você já deve saber. No entanto, é importante também manter as articulações e os membros preparados para levantar peso e desenvolver a massa corporal.

Com o Five, o corpo passa a se adaptar melhor à musculação, já que a coluna serve como base de sustentação, o que a deixa mais firme e alinhada. Uma pesquisa do Instituto Ortopédico Gaetano Pini, na Itália, entrevistou 43 pessoas com dores lombares.

Elas foram divididas em dois grupos: uma que praticava pilates e outra ficou responsável por desenvolver técnicas fisioterapêuticas mais antigas. Depois de dez dias, quem praticou pilates ficou muito mais satisfeito, percebendo vantagens semelhantes aos proporcionados pela fisioterapia.

O método alemão é capaz de tornar ainda maiores os benefícios, pois alinha a coluna, preparando-a para outros exercícios. Com isso, a pessoa se sente mais disposta e diminui as chances de se machucar enquanto pratica alguma atividade.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!