Pele

Sardas aumentam com o sol. Confira os principais cuidados para uma pele saudável

Por Redação Doutíssima 23/07/2014

Você sabe o que as atrizes Emma Watson e Lindsay Lohan e a top Gisele Bündchen têm em comum além de uma beleza exuberante? Se você falou que são as charmosas sardas, você acertou. Esses sinais na pele podem ser adoráveis, mas precisam de alguns cuidados especiais, já que sua ocorrência está associada a peles sensíveis, que precisam de proteção extra contra os raios solares.

Pele saudável com sardas

Muitas pessoas têm sardas, mas elas costumam aparecer principalmente em quem tem a pele clara, os cabelos ruivos ou os cabelos loiros. Também chamados de efélides, esses sinais são pequenas máculas pigmentadas, que surgem principalmente no rosto, embora também possam surgir em outras regiões do corpo, como os braços e as costas.

sardas

Estudos indicam que pessoas com sardas possuem maior risco de câncer de pele. Foto: Shutterstock

Por volta dos cinco anos de idade, já é possível perceber a presença das sardas na pele, por isso é importante conhecer os cuidados com este tipo de pele. Isso porque alguns fatores podem fazer com que elas aumentem, como é o caso da exposição solar.

Como esses sinais aparecem

A origem desses traços na pele é genética, através de um padrão autossômico dominante. Apesar de começarem a surgir ainda na infância, antes da adolescência elas param de aparecer. Mesmo assim, existem casos em que surgiram tão somente na vida adulta. Indiferente da época em que as sardas surgem, elas permanecem por toda a vida.

É importante entender: as sardas não são o aumento das células que produzem a melanina – substância que dá cor à pele. Elas surgem devido ao aumento da produção de melanina por estas células já existentes. Por isso, a intensidade dessas traços aumenta muito no verão. Eles também podem aumentar de tamanho e profundidade. Já no inverno, as sardas têm a tendência de ficar mais claras.

Fatores genéticos

Cuidar da pele com sardas é essencial para a sua saúde. Estudos indicam que pessoas com sardas possuem um maior risco de desenvolver o câncer de pele. Além do fator genético, esses sinais podem estar associadas a outras doenças, como a neurofibromatose. Por isso, é sempre importante que se procure um dermatologista para avaliar a pele, principalmente quando não há histórico familiar com essa ocorrência.

Existem alguns tratamentos que podem ajudar a clarear ou reduzir o aparecimento delas. Em vários consultórios dermatológicos, são oferecidos tratamentos de peelings químicos e de luz intensa pulsada, ou então procedimentos cirúrgicos, como a criocirurgia. Mas é possível com alguns cuidados atenuar as marcas das sardas e assim protegê-las dos raios solares, que aumentam a sua incidência.

Como cuidar da pele com sardas

Evite se expor ao sol nos horários de grande incidência solar, em qualquer época do ano. Lembre-se de que o céu nublado pode enganar nesses momentos;

Use filtro solar diariamente, com fator de proteção 30 ou superior;

Consumir alimentos ricos em vitamina C, como a laranja e a acerola, que ajudam na prevenção do aparecimento de sardas;

Cremes clareadores podem ser usados para diminuir a cor das sardas, além de hidratar a pele, mas para isso é necessário consultar um dermatologista.

Outra forma de disfarçar as sardas é utilizando truques de maquiagem. Confira no vídeo:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!