Pele

Exposição solar: saiba como disfarçar as marcas indesejáveis

Por Redação Fortíssima 04/01/2016

Muitas vezes a vontade de ficar bronzeada extrapola e, na empolgação, ao invés de adquirirmos aquela cor dourada, ganhamos o bronze pimentão. Devemos ter cuidado com a exposição solar, pois além das marcas indesejáveis, ela também é responsável por vários outros problemas de pele.

Depois de um dia de exposição intensa sob a luz do sol, é comum o mal-estar e aquela sensação de queimação.

exposição solar istock getty images doutíssima

Exposição solar sem cuidados traz danos à pele causando desde queimaduras a envelhecimento. Foto: iStock, Getty Images

“Para aliviar o calor e evitar o inchaço, boas pedidas são as compressas de água fria no corpo e no rosto com chá de camomila, que contém azuleno (um anti-inflamatório natural), e alguns dias de descanso para a pele, na sombra”, explica a dermatologista do Hospital Albert Einstein, Cristiane Benvenuto.

Uma dica para disfarçar o vermelho no rosto é aplicar um corretivo com pigmento específico, caso do roxo e do amarelo, que neutralizam a cor marrom, ou do verde, que camufla o vermelho. No corpo, é indicado utilizar cremes iluminadores.

Prevenção é o melhor remédio

Fonte de calor e luz, o sol é fundamental para manutenção da vida. Entretanto, sabemos que a exposição solar traz danos à pele causando desde queimaduras, envelhecimento, agravamento de algumas doenças dermatológicas e até cânceres de pele.

“A proteção é um hábito que deve ser adquirido desde criança porque é a exposição acumulada durante toda a vida que irá levar ao câncer de pele e ao envelhecimento precoce na idade adulta”, alerta Marcela Benez, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em entrevista ao portal da instituição.

De acordo com ela, a fotoproteção deve ser diária e consiste no uso de filtro solar e acessórios que bloqueiam o sol como roupas adequadas, blusa de manga comprida, calça, chapéu, boné, sombrinha e barracas grossas.

A exposição solar deve ser evitada entre 10 e 16 horas. A orientação é usar filtro solares com FPS maior que 30 e com proteção também contra os raios UVA todos os dias, inclusive nublados, além de aplicar uma quantidade generosa antes de sair de casa e, se possível, reaplicá-lo a cada 2 horas.

As crianças também devem se proteger ao se expor ao sol. Lembrar de aplicar os filtros por toda a superfície corporal que vai ser exposta ao sol. Espalhar o filtro solar de maneira uniforme e abundante. Economia é sinônimo de proteção inadequada.

A proteção não deve ser feita apenas com filtro, roupas e acessórios adequados também podem bloquear o sol.

Danos causados pela exposição solar

A exposição prolongada ao sol pode causar queimaduras e leva ao envelhecimento precoce, lesões pré-cancerosas e câncer de pele. Algumas doenças dermatológicas também são agravadas e desencadeadas pelo sol.  O câncer da pele é o mais comum de todos os tipos da doença, sendo o melanoma o mais letal.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!