Pele

Pintura facial é opção para festas. Veja como limpar e evitar alergias

Por Redação Doutíssima 24/07/2014

A utilização de pintura facial é comum em festas infantis, eventos, teatros e festas em geral. Porém é preciso ter alguns cuidados e tomar algumas precauções para não sofrer na hora em que a festa acabar e você precisar remover sua arte do rosto.

Cuidado com a pintura facial

Normalmente, para elaborar um desenho artístico, a maioria das pessoas apela não apenas para a maquiagem,mas também para tintas não adequadas para a situação e que podem causar um ressecamento da pele e lesões devido a reações químicas. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados evitando assim transtorno e reações alérgicas na pele.

pintura-facial

Ao fazer sua pintura facial, opte por tintas específicas para essa finalidade. Foto: Shutterstock

Embora sempre exposta a fatores externos, a pele do rosto tende a ser uma região sensível que necessita de um cuidado especial para com os produtos utilizados. Além disso, por ser uma região que fica visível o tempo todo, caso haja alguma alergia ou vermelhidão, isso será facilmente percebido, trazendo um desconforto para quem é acometido por tal.

Dicas para a remoção da pintura facial

Por isso, ao fazer sua pintura facial, opte sempre por tintas específicas para essas finalidades, de preferência que contenham no rótulo a certificação da ANVISA, órgão responsável por certificar as marcas adequadas no mercado. Um exemplo de utilização frequente de um produto não adequado é o uso da tinta guache feito com frequência inclusive em crianças como uma opçãode cunho lúdico.

Mas não se deixe enganar: tintas para serem usadas no rosto devem ser à base d’água ou com glicerina na formulação. Além disso, prime por produtos hipoalergênicos – isso justifica a sensação de rachadura que a tinta guache proporciona após sua secagem. E por último, mas não menos importante, não utilize maquiagem alguma ou tinta para pintura facial que esteja fora do prazo de validade.

Não é recomendado também que se durma sem retirar por completo a pintura do rosto. Para que a remoção seja feita de forma completa e sem causa irritação ao rosto, já existem no mercado lenços umedecidos específicos para isso.

Outra boa opção é aplicar um creme demaquilante em todo o rosto. Após isso, umedeça um pano com água morna e retire o creme. Retirado o creme, remova os resquícios de pintura facial com sabonete de glicerina ou neutro. Faça espuma e massageie suavemente o rosto, vá retirando a espuma com pano de tecido úmido em água morna, provavelmente será preciso repetir a operação mais de uma vez até que a tinta seja removida por completo do rosto. Dê um último enxague no rosto se certificando de que o mesmo está limpo e seque-o com uma toalha limpa e de preferência macia.

Após, aplique um hidratante de sua preferência. Isso irá ajudar a restaurar qualquer propriedade e que possa ter sido perdida, bem como eliminar qualquer possível efeito ressacado.

Na falta de creme demaquilante, o uso de hidratantes frios também é aconselhado. Demaquilantes em óleo não tendem a aderir à pele pintada com tinta, tornando-se mais difícil a remoção posterior.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!