Pele

Pele irritada: por que certos cosméticos provocam reações alérgicas?

Por Redação Doutíssima 17/06/2014

pele irritada

Em busca da beleza, algumas mulheres experimentam todos os cosméticos disponíveis no mercado, sem antes procurar saber a composição daquilo que estão aplicando no corpo. Certos produtos desencadeiam reações alérgicas, graves ou não, que resultam numa pele irritada, manchada, com bolinhas e até feridas, sem contar as sensações de coceira, inchaço e ardor que costumam se manifestar junto com as alterações cutâneas.

Confira agora quais são os ingredientes de fórmulas cosméticas já comumente associados às inconvenientes alergias.

Produtos que podem causar pele irritada

Por conta do grande número de substâncias químicas nos produtos de beleza, é comum que o organismo não reconheça alguma delas e reaja agressivamente. Após o uso de um creme, principalmente novo, as mulheres podem perceber vermelhidão, inchaço e até coceira em algumas partes do corpo, sendo esse o tipo de reação alérgica mais comum.

Muitos casos, porém, ultrapassam o quadro de pele irritada e são severos a ponto de a pessoa ter que ser hospitalizada. Mas isso não depende apenas das substâncias contidas nos cosméticos: a vulnerabilidade de quem os utiliza também conta muito, pois cada organismo pode reagir de maneira diferente ao mesmo produto.

Fique de olho na embalagem!

Qualquer cosmético ou substância contida nele pode causar pele irritada, mas alguns estão mais envolvidos em casos de alergias que outros, são eles:

  • os agentes de limpeza, principalmente, à base de álcool;
  • cosméticos com corantes, parabenos, etoxilatos, chumbo, toluenos, formaldeídos e conservantes são vilões para muitas peles;
  • certos bloqueadores solares também apresentam substâncias químicas nocivas à pele

Sempre que for testar um produto novo, ou mesmo os que já tem o costume de usar, procure saber do que ele é composto e verifique se um desses componentes acima está na fórmula. A qualquer sinal de reação alérgica, suspenda rapidamente o uso e consulte um dermatologista.

Tipos de reações contra cosméticos

O corpo pode reagir de diversas formas, quando se trata de algo estranho para ele. As mais comuns sãos as citadas acima: coceira, vermelhidão, irritabilidade, porém, isso pode evoluir para outro grau. A dermatite de contato por hipersensibilidade pode enganar muita gente, visto que seus sinais e sintomas costumam aparecer algum tempo após o uso do agente alérgeno. Além de prurido intenso, é comum o surgimento de bolhas no local.

A melhor maneira de evitar uma reação cutânea por conta do uso de cosméticos, é utilizar produtos de origem laboratorial confiável, com selo de qualidade e, preferencialmente, indicados especificamente por um profissional habilitado. Se mesmo assim perceber sinais de pele irritada, consulte imediatamente um dermatologista.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Dermatite de contato: sintomas, causas e tratamento

Dúvida do leitor: o que pode causar erupções na pele e coceira no peito?

Especialista destaca os principais tipos de alergia e recomenda cuidados

Fique alerta aos sinais de alergia

Consideradas um mal do século, as alergias estão classificadas pela OMS como 4ª doença crônica mundial

Fique alerta aos sinais de alergia

Alergia em crianças: tudo o que você precisa saber para cuidar melhor do seu filho em caso de alergia