Cabelos

Por que a caspa vai e volta? Descubra a resposta agora!

Por Redação Doutíssima 06/07/2014

A caspa dá um aspecto desagradável aos cabelos e, além disso, pode ser facilmente notada. Por tudo isso, a caspa é uma das queixas mais comuns nos consultórios dermatológicos.

Causas da caspa

O problema da caspa acontece devido a uma descamação excessiva do couro cabeludo. Isso ocorre com o surgimento de uma maior velocidade de renovação das células, quando há excesso da oleosidade do couro cabeludo (seborreia) ou com a inflamação da pele do couro cabeludo devido ao excesso de oleosidade.

Mudanças de hábitos e adotar produtos específicos podem ajudar contra a caspa. Foto: Shutterstock

Mudanças de hábitos e adotar produtos específicos podem ajudar contra a caspa. Foto: Shutterstock

Tire suas dúvidas sobre a caspa

Uma reclamação constante é sobre o fato de a caspa, muitas vezes, sumir ou reduzir, mas, de uma hora para a outra, retornar com toda a força. Na verdade, tudo isso depende e muito de hábitos que costumamos ter em determinados momentos da nossa vida.

Também existe a chamada variação sazonal, que pode ser explicada porque há uma maior produção de sebo de forma paralela ao ressecamento, o que ocorre nos meses mais frios e mais secos.

Quer saber mais sobre a caspa? Preparamos 9 perguntas e respostas sobre ela. Confira!

1. A caspa tem níveis diferentes?

Sim. A caspa pode ter níveis desde leve, moderada podendo chegar à severa. Ela pode ser seca ou úmida por conta da presença ou não da oleosidade.

2. Lavar os cabelos todos os dias piora a caspa?

Não. Os casos de oleosidade excessiva ou naqueles em que o couro cabeludo apresenta quadro inflamatório, muitas vezes, necessitam de lavagem diária. Isso passa a ser uma orientação do médico.

3. Momentos de estresse pioram a caspa?

Sim. Até mesmo quando a caspa é decorrente de problemas relacionados à oleosidade e à descamação do couro cabeludo proveniente da psoríase, o estresse pode ser ampliado. A doença é inflamatória e atinge a pele, sendo de caráter crônico e relacionada à transmissão genética.

4. Produtos químicos agravam a caspa?

Caso provoquem inflamação do couro cabeludo, os produtos químicos podem ser nocivos, sim. Um exemplo disso são as tinturas e até os modificadores da estrutura capilar, os quais podem promover o quadro.

5. Manipulação excessiva dos fios aumenta a caspa?

Não existe nada comprovado cientificamente a respeito disso, mas não custa nada prevenir, não é mesmo?

6. Quais as outras situações pioram a caspa?

Uma destas situações corresponde à má higiene do couro cabeludo. Também pode ser citada a prática de alimentação rica em gorduras ou em carboidratos refinados. São dois hábitos que amplificam a presença da caspa.

7. Temperatura da água ajuda no combate à caspa?

Lavar os cabelos com água na temperatura ambiente ou com água fria ajuda no combate à caspa, pois, por sua vez, a água quente irrita o couro cabeludo e facilita o aumento da produção de sebo.

8. Quais os tratamentos para a caspa?

Pode ser indicado o uso de xampus, de loções ou mesmo de medicação por via oral, dependendo da causa e da gravidade da caspa. É importante sempre consultar um dermatologista.

9. Existe cura para a caspa?

Ao corrigir os problemas que causam a caspa, ela poderá deixar de existir. Entretanto, ao permitir que o couro cabeludo sofra estes processos novamente, isto fará com que a caspa reapareça.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

 Como dar mais volume aos cabelos finos

4 Dicas para reduzir o volume dos cabelos

Como aumentar o volume dos cabelos

Dicas para uma hidratação saudável dos cabelos

9 Dicas para proteger os cabelos contra os danos do verão

Por que os cabelos caem

Como evitar cabelos danificados no verão

Queda de cabelo pode ser relacionado a problema de saúde

11 vitaminas naturais para os cabelos crescerem saudáveis

Como cachear os cabelos em casa

Atrizes de Amor à Vida revelam os cuidados com os cabelos, veja!

Cabeleireiros revelam seus segredos contra cabelos ressecados

Conheça os segredos dos cabelos da Cléo Pires

3 Hidratações ideais para cabelos crespos e secos

7 Péssimos hábitos que deixam seus cabelos mais finos