Cabelos

Saúde dos fios: conheça a ação de produtos para cabelos oleosos

Por Redação Doutíssima 24/07/2014

Gorduroso, pegajoso, sem vida. Estas são algumas das características associadas aos cabelos oleosos. Muitas pessoas sofrem com esse problema e não sabem como tratá-lo. Por isso, vamos aprender agora um pouco sobre os produtos para cabelos oleosos e como eles podem beneficiar o aspecto de suas madeixas.

Por que usar produtos para cabelos oleosos?

Algumas pessoas não sabem por que ocorre a oleosidade. Ter um cabelo oleoso é o resultado da glândula sebácea produzir muito sebo – uma substância que é projetada para deixar o cabelo saudável.

produtos-para-cabelos-oleosos

Produtos para cabelos oleosos visam controlar a oleosidade excessiva dos fios. Foto: Shutterstock

Este sebo em excesso é o que deixa o cabelo com o aspecto oleoso. Lavar o cabelo todos os dias pode não ser uma solução eficaz, já que o couro cabeludo pode produzir mais oleosidade para repor a falta de hidratação.

Produtos errados podem trazer maior oleosidade

Quem possui cabelos oleosos devem ter um cuidado redobrado nos produtos que compra. Muitos deles podem causar ainda mais oleosidade, como géis, mousses e os famosos óleos. Mas por quê? Isso acontece porque esses produtos podem se acumular no couro cabeludo.

Além disso, diferentes produtos usados para modelar o cabelo têm um efeito gorduroso. Ou seja, mesmo que a oleosidade não seja excessivamente excretada pelas glândulas sebáceas, os produtos podem dar a aparência de cabelo com oleosidade.

Este é também o caso de hidratantes e condicionadores. Para as pessoas que têm um cabelo naturalmente oleoso, utilizar condicionadores só vai contribuir para que a oleosidade apareça mais depressa.

Indicações de produtos para cabelos oleosos

Quem tem cabelo oleoso da raiz às pontas não possui muitos problemas com hidratação. Por isso, não precisa de um arsenal de produtos para cabelos oleosos. Um bom shampoo e um condicionador, este para ser usado esporadicamente, podem ser suficientes.

Já quem possui o cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas devem, ter além do shampoo e do condicionador, uma boa máscara de hidratação, para ser usada apenas nas pontas. A primeira coisa que uma pessoa precisa buscar ao comprar os produtos para cabelos oleosos, inclusive o shampoo, é a textura.

Muitos são transparentes, enquanto outros são brancos. A cor branca significa que o shampoo tem agentes hidratantes em sua composição, por isso, quem tem cabelos oleosos deve fugir dos shampoos brancos. Em vez disso, deve optar pelo transparente, já que possuem uma formula neutra. O seu poder adstringente pode ajudar a remover o excesso de gordura.

Além disso, produtos para cabelos oleosos à base de frutas e ervas também podem evitar o acumulo de oleosidade. Procure shampoos que contêm extratos de frutas cítricas, que são ótimos para pessoas que sofrem de cabelos oleosos, bem como camomila, sálvia e aloe vera. A escolha do condicionador deve seguir a mesma linha.

Em casos de emergência

Se você quer ficar longe da oleosidade em um instante, o shampoo a seco está pode ajudar. Este é um dos produtos para cabelos oleosos mais famosos do momento, já que não é necessário lavá-los para aplicar.

Geralmente é vendido em forma de spray, então, basta borrifar no cabelo, e pronto. Ele remove a oleosidade dos fios, neutralizando odores, oferecendo volume e leveza aos cabelos. É feito com o amido de arroz, que tem poder de absorção de óleos e gorduras. Para quem gosta de produtos para cabelos oleosos caseiros, o talco de bebê, quando aplicados nos cabelos, pode dar um efeito semelhante ao do shampoo a seco.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!