Pele

Conheça os benefícios da manteiga de karité para a pele

Por Redação Doutíssima 10/06/2015

A manteiga de karité é muito benéfica para a pele e por isso é uma das substâncias mais usadas em produtos cosméticos. Derivada das nozes de árvores de karité, predominantemente encontradas na África, essa manteiga dá proteção contra os raios UV e fornece à pele ácidos graxos essenciais e nutrientes necessários para a produção de colágeno.

 

Manteiga de karité: aliada da beleza

A árvore de karité possui algumas frutas que, em seu interior, apresentam nozes que contêm essa gordura natural. As nozes são trituradas, fervidas e manipuladas para a extração da gordura, conhecida como manteiga de karité.

manteiga de karite

Manteiga derivada de nozes da árvore karité ajuda a deixar a pele mais hidratada. Foto: iStock, Getty Images

Por ser comestível, ela também é usada em receitas culinárias, mas ganhou enorme popularidade no mundo ocidental devido ao seu uso em vários produtos de beleza – loções, cosméticos, shampoos e condicionadores são alguns exemplos.

 

O segredo dessa aliada da beleza está em seus principais componentes, que incluem ácido oleico, ácido esteárico, ácido linoleico e outros. Por ser rica em vitaminas E e D, fitoesteróis, provitamina A e alantoína é considerada um superalimento para a pele.

 

Benefícios da manteiga de karité para a pele

A manteiga de karité apresenta vários benefícios à saúde, especialmente para a pele e o cabelo. Ela é utilizada em uma variedade de produtos cosméticos e fórmulas medicinais, em combinação com outros ingredientes botânicos. Alguns dos benefícios de saúde desse incrível remédio para a pele são:

 

1. Proteção solar

A manteiga de karité atua como um protetor solar natural, fornecendo proteção contra as radiações ultravioletas do sol. Além disso, é considerada um ótimo cuidado para a pele no inverno, uma vez que fornece hidratação, nutrientes e proteção necessários durante a estação mais fria do ano.

 

2. Agente curativo

Essa manteiga natural possui incríveis propriedades curativas. Ela é frequentemente utilizada como uma base em pomadas medicinais para o tratamento de cicatrizes, eczema, manchas, descoloração da pele, lábios rachados, estrias, manchas escuras e na redução da irritação causada por psoríase.

 

De acordo com um estudo japonês de 2010, há nessa manteiga, um composto capaz de reduzir a inflamação da pele e ajudar a evitar mutações nesse tecido. Isso também faz com que ela seja benéfica para algumas pessoas com acne.

 

3. Hidratação

A concentração de vitaminas naturais e ácidos graxos a torna incrivelmente nutritiva e hidratante para a pele. Ela é frequentemente usada em pessoas com pele seca para ajudar a proteger os óleos naturais da pele.

 

De acordo com o Instituto Americano de Manteiga de Karité, estudos clínicos mostram que ela transforma a pele em menos de 46 semanas de uso, tornando-a mais macia e suave, com um tom mais uniforme. A manteiga feita das nozes encontradas na árvore karité é absorvida rapidamente, mantendo a umidade dentro da pele por mais tempo e mais profundamente.

4. Suavização de pele

Esse produto natural potencializa a produção do colágeno natural da pele e contém ácido oleico, esteárico, palmítico e linolênico, que protegem e nutrem a pele para evitar o ressecamento. Com o uso a longo prazo, muitas pessoas relatam suavização e fortalecimento da pele, assim como a redução de rugas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!