Pele

Confira 5 dicas para você tratar a pele oleosa

Por Redação Doutíssima 24/08/2014

Muitas mulheres têm problemas com pele oleosa, uma condição que pode estar relacionada a problemas hereditários, desequilíbrio hormonal, ou até mesmo a questões alimentares e de higiene. Para tratar a pele oleosa, é importante saber o que pode dar origem ao problema.

Conheça as causas para tratar a pele oleosa

A pele oleosa é causada pelas glândulas sebáceas hiperativas, que acabam produzindo quantidades excessivas de sebo, o que pode levar a doenças de pele como manchas e acne. No entanto, há muitas maneiras de controlar e tratar a pele oleosa.

tratar-a-pele-oleosa

Lavar demais o rosto tira a umidade natural da pele e produz mais oleosidade. Foto: Shutterstock

5 ideias para tratar a pele oleosa

1. Lave o rosto apenas duas vezes ao dia

Se você acha que lavar o rosto várias vezes ao dia vai lhe livrar da oleosidade, o tiro pode estar saindo pela culatra. Isso porque vai tirar a sua umidade natural da pele, fazendo com que ela produza mais oleosidade.

Para reduzir a quantidade de óleo, o ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia com água fria. Use um sabonete, de preferência em gel, específico para o seu tipo de pele. Se você já sofre com acne, pode utilizar produtos à base de ácido salicílico ou peróxido de benzoíla.

2. Use apenas produtos à base de água

Este é uma das principais maneiras de tratar a pele oleosa, já que produtos à base de óleo podem agravar o problema. A boa notícia é que existem muitos tipos de produtos livre de óleo, como maquiagem, cremes e protetor solar. Normalmente, em seus rótulos, eles já indicam a sua ausência.

3. Mantenha suas mãos longe do rosto

Quando estamos com sono ou cansados, muitas vezes descansamos a nossa cabeça em nossas mãos. Quem nunca fez isso? Mas se você tem pele oleosa, saiba que este ato que parece inofensivo pode contribuir para a oleosidade da pele. Isso acontece pois nossas mãos estão sempre em contato com sujeira e bactérias, que podem obstruir os poros, causando o problema.

4. Faça uma máscara facial regularmente

Uma maneira de tratar a pele oleosa sem gastar muito é através de receitas caseiras. Uma destas receitas, que é muito eficiente, é a feita de banana, limão e mel. A mistura rica em vitamina C desestimula a produção de sebo, além de oferecer benefícios antibacterianos do mel. Você vai precisar de:

– 1 banana madura

– 1 colher de chá de mel

– 2 colheres de chá de suco de limão

Como fazer: basta misturar todos os ingredientes até formar uma pasta e, em seguida, aplicar no rosto e pescoço. Deixe-a por aproximadamente 15 minutos ou até secar e lave com água fria.

5. Mantenha a pele sempre hidratada

Um dos grandes mitos que envolve a pele oleosa é que ela não precisa ser hidratada. Se você costuma limpar, tonificar, e lavar o seu rosto para combater o brilho, retira toda a umidade da pele. Isso não só irá incentivar o seu corpo a produzir mais óleo, mas também pode criar áreas mais secas e escamosas fora de sua zona T.

Por isso, para tratar a pele oleosa, não esqueça de usar sempre um hidratante facial especialmente formulado para a pele oleosa. O produto deve ser leve, livre de óleo e não-comedogênico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!