Cabelos

Cauterização caseira é possível. Veja como recuperar seu cabelo sem sair de casa

Por Redação Doutíssima 01/08/2014

Com o avanço de técnicas capilares, cada vez mais queremos inovar e acabamos, muitas vezes, exagerando na quantidade de química aplicada sobre os fios. Cabelos danificados perdem queratina, que é o preenchimento natural dos fios, sendo responsável por mantê-los inteiros. Ao utilizarmos química, o fio fica como se houvesse buracos.

Cauterização caseira repõe a queratina

Nestes casos, uma cauterização caseira pode ser a solução dos problemas de cabelos danificados. A reposição de queratina entra para cobrir essas falhas, revitalizando a saúde do fio e deixando-o mais resistente e inteiro.

cauterização-caseira

A cauterização caseira pode ser a solução dos problemas de cabelos danificados. Foto: Shutterstock

A cauterização caseira é só para cabelos danificados e é importante ter em mente que o cabelo não fica bom no dia em que a técnica é realizada. Os fios podem ficar com um aspecto rígido, mas não entre em desespero, pois é algo já previsto.

 

Compartilhe suas dúvidas e experiências de beleza em nosso fórum de discussões! 

 

Como fazer a cauterização caseira

Para fazer a cauterização caseira,você precisa de queratina líquida e um defrizante. Para fazer a mistura, junte uma parte da queratina líquida com o dobro da medida de defrizante – escolha um bem hidratante, não escolha gel nem spray. Para a quantidade, você tem que fazer de acordo com o tamanho do seu cabelo.

Para começar, lave o cabelo com shampoo antirresíduos, tire com uma toalha seca o excesso de umidade e aplique a mistura nos fios, mecha por mecha. Seque o cabelo com secador – fazer escova é permitido nesse processo – e, após o cabelo seco, passe chapinha.

A chapinha é fundamental para o processo de selagem dos fios. O ideal é passar a chapinha três vezes em cada mecha. Também as mechas devem ser finas para a chapinha aderir bem o fio.

Fique sem lavar o cabelo de dois a três dias e, quando lavar, faça uma hidratação. De preferência, use uma máscara nutritiva, a base de óleos. É fundamental fazer essa hidratação para complementar o tratamento e recuperar o aspecto de aspereza.

Tire suas dúvidas sobre o procedimento

Feita a reposição da queratina via cauterização caseira tire outras dúvidas sobre o processo:

Posso prender o cabelo?

Você pode prender o cabelo enquanto está esperando os três dias antes de lavar, porém, não é indicado que se passe qualquer outro produto nos fios após feita a cauterização.

A cauterização alisa os fios?

Embora depois de hidratado o cabelo passe a impressão de mais liso, a cauterização não tem essa finalidade. Se você quer adquirir um cabelo mais liso, pode fazer progressiva após a cauterização caseira. No entanto, o indicado é que se espere uma semana para o procedimento, o qual irá, inclusive, auxiliar para manter a hidratação.

Quando posso fazer de novo?

O recomendado é que a queratinização seja feita de 45 em 45 dias. Há pessoas que fazem em menos tempo. Porém, não use em excesso, uma vez que muita queratina no cabelo pode deixar o fio poroso, quebradiço e ressecado.

Ela se aplica a todo tipo de cabelo?

Use o método de cauterização caseira apenas se o seu cabelo passou por severos processos químicos que fizeram com que ele perdesse o brilho e a vitalidade. A cauterização não é indicada para cabelos virgens que não perderam a queratina natural dos fios.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!