[the_ad_group id="16403"]
Cabelos

Selagem capilar: Descubra se a técnica é adequada aos seus fios

Por Redação Doutíssima 06/07/2014

A selagem capilar promete cuidar dos seus cabelos e conceder a eles um aspecto de fios novos e brilhosos. O efeito da selagem capilar pode durar meses, dependendo do tipo de cabelo que você possui e corresponde a uma forma de nutrição e de reestruturação dos fios.

Duração da selagem capilar

Após a selagem capilar, que atua com um produto mais forte que as máscaras e cremes, deve ser respeitado o período de 45 dias para que se refaça o processo. Para cabelos quebradiços e muito danificados, uma selagem capilar pode ser feita mensalmente ou conforme recomendações do profissional cabeleireiro.

Os resultados da selagem capilar proporcionam uma nutrição profunda do cabelo. Foto: Shutterstock

Os resultados da selagem capilar proporcionam uma nutrição profunda do cabelo. Foto: Shutterstock

Cuidados com a selagem capilar

Embora a selagem capilar corresponda a um método considerado simples, recomenda-se que ela não seja feita em casa. Somente o trato de um profissional poderá dosar o tempo certo no fio, de modo que não hajasobrecarga de algum princípio.

Mesmo que a indicação da embalagem seja clara quanto ao tempo, alguns cabelos podem ficar um pequeno prazo a mais com o produto e outros com menos. Só um cabeleireiro poderá indicar com exatidão este tempo após analisar a fibra capilar.

Produto para a selagem capilar

O produto a ser utilizado para selagem capilar deverá ser o mais indicado ao seu tipo de cabelo, até mesmo porque se trata de um composto que não será retirado dos fios tão facilmente. Antes de começar o procedimento de selagem capilar, o cabelo deverá ser lavado, até mesmo com xampu antirresíduos se for o caso de fios com química.

O xampu ajudará a limpar o couro cabeludo e a retirar as partículas que ficam agregadas ao fio, melhorando, portanto, a ação da selagem. Ao lavar os fios com o xampu antirresíduos, eles ficarão limpos e a cutícula do cabelo será aberta. Para isso, sugere-se o uso de água morna, que facilita a abertura da estrutura do fio.

A aplicação do selante deve ser feita mecha por mecha, pois, quando aplicado todo de uma vez, o efeito acaba não acontecendo de maneira uniforme. Por esse motivo, é preciso ter cuidado e redobrar a atenção na hora da aplicação.

Indicações da selagem capilar

A técnica da selagem capilar é indicada em boa parte para quem deseja eliminar o frisado, o volume e, ao mesmo tempo, hidratar as madeixas. Os produtos da selagem capilar tem em sua composição proteínas e aminoácidos que auxiliam na saúde e tratamento do cabelo. O resultado da selagem capilar é uma nutrição profunda do cabelo.

A selagem capilar é indicada para os fios indefinidos, que não são cacheados, nem lisos, e também para cabelos com cachos muito fechados porque ela solta as ondas dos fios.

Sozinho, o tratamento de selagem capilar estabelece uma nova cara ao cabelo. Porém, antes de realizá-lo, é importante ter um diagnóstico do profissional para verificar a estrutura de fio, a característica e o objetivo final.

Ao realizar o relaxamento e, em seguida, a selagem capilar, poderá ocorrer uma mudança irreversível da forma dos fios. O processo pode chegar a grandes extremos, fazendo o cabelo cacheado alisar totalmente e, os cachos, não retornarem mais.

Já quando se refere a um fio muito fino e cacheado, por exemplo, o cabelo poderá minguar. Para quem possui cabelos lisos, não há necessidade de fazer a selagem capilar. Basta usar um bom xampu e máscara semanalmente para obter um mesmo resultado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Saiba se o seu cabelo precisa de hidratação ou cauterização

Veja 4 dicas simples para proteger seus cabelos no inverno

Preparamos 5 dicas de como cuidar de cabelos com selagem

Óleo de argan: um passo a passo para rejuvenescer seus cabelos

Cauterização capilar: conheça esta técnica de hidratação do cabelo

Grávida pode alisar o cabelo? Veja cuidados durante a gestação

Veja como e por que usar o shampoo a seco nos cabelos


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]