Cabelos

Como evitar cabelos danificados no verão

Por Redação Doutíssima 08/03/2014

cabelos danificados

No verão, como evitar os cabelos danificados?

Não é só a pele que precisa de cuidados especiais durante a estação mais quente do ano, mas também os cabelos. Sol, mar e piscina são fatores que colaboram para a danificação dos fios e do coro cabeludo. Por isso, saiba por que isso acontece e o que fazer para manter suas madeixas sempre hidratas e com aspecto de bem cuidadas.

cabelos danificados

1. Cabelos danificados no verão: por que isso acontece?
Como os fios estarão sob forte exposição solar e por muito tempo, eles tendem a ficar frágeis e desidratados, o que os deixará também quebradiços e opacos. É daí que podem surgir as tão temidas pontas duplas, somadas ao ato de secar bruscamente e pentear os fios ainda úmidos.
2. Lavar os cabelos todos os dias é ruim?
Ok, é verão e o que mais queremos é nos refrescar de alguma forma. Vários banhos por dia são comuns, assim como refrescar-se umedecendo a nuca. Todavia, lavar os cabelos todos os dias não é ruim, porém o que não deve ser feito são movimentos bruscos na hora de secar e pentear suas madeixas. Embora você não sinta diretamente o tato nos fios, eles são uma extensão do seu corpo, portanto cuide deles com carinho.

cabelos danificados

3. Cuidados especiais para o verão

• Sempre que sair do mar ou piscina, lave os cabelos com água corrente e limpa. Isso evita que os sais e minerais, assim como o cloro, se impregnem nos fios por muito tempo, danificando-os.
• Utilize shampoo combinado com um condicionador específico para seu cabelo. Prefira produtos antirresíduos.
• Na hora de secar, não faça movimentos bruscos. E quando pentear, espere-o estar menos úmido para evitar a formação de pontas duplas.
• Compre um creme leave-in de qualidade (e não esqueça de verificar se ele se adequa ao seu tipo de cabelo!). Aplique-o após o banho para ajudar na hidratação. E lembre-se que existem alguns produtos que possuem filtro solar. Proteção em dobro!
• É um pouco evidente mas não custa repetir: evite o uso de tratamentos bruscos para os fios como alisamentos e chapinhas. Ele já estará muito ocupado tentando gerir toda a carga solar e de altas temperaturas. Dê férias para ele também!
• Caso perceba que o sol está forte demais, não esqueça os chapéus e bonés em casa. É melhor protege-lo do que correr riscos de danos maiores e duradouros.
• Antes de dormir você também pode continuar a hidratação com alguns cremes noturnos. Suas madeixas acordarão tranquilas, domadas e de bom humor.

cabelos danificados

No mais, curta o verão. As dicas que vimos são simples e podem ser aplicadas com uma sutil mudança de hábitos. Quer praticidade? Divida todos esses produtos em pequenos potes e espalhe-os por suas bolsas e sacolas de praia, assim não terá desculpas para evitar que seus cabelos fiquem danificados na estação mais esperada do ano.

Saiba mais: