Ter sempre unhas bonitas e bem feitas é um dos principais quesitos abordados pelas mulheres quando o assunto é beleza. Se você tem unhas fracas e quebradiças é preciso cuidar de forma especial delas.
Atenção às unhas fracas e quebradiças
Isso porque unhas nestas condições podem estar assim devido a uma escamação dos poros, o que deixa as unhas fracas e quebradiças, além de apresentarem maior vulnerabilidade para a contração de fungos e bactérias.
5 dicas contra unhas fracas e quebradiças
Se você sofre com este problema, fique atenta a pequenas dicas cotidianas que podem lhe auxiliar a prevenir ou tratar suas unhas:
Cuidado com o que come
Geralmente, as unhas fracas e quebradiças são resultantes da falta de vitaminas e proteínas em nosso corpo. Por isso, para ter unhas bonitas, vale a pena investir em uma alimentação rica em proteínas, vitamina A e complexo B e sais minerais, como zinco, iodo, ferro e cálcio, como ovo, nozes, legumes, manteiga e leite integral.
Deixe sua unha respirar
Se você sofre com unhas fracas, o hábito de fazê-las semanalmente pode agravar o problema, visto que, assim, as unhas não conseguem respirar. A acetona e os removedores de esmalte ressecam as unhas, as deixam sem brilho e com manchas brancas na superfície.
Uma dica para evitar o problema é retirar o esmalte dois dias antes de refazer as unhas e hidratar bem as mãos com cremes à base de ureia.
Lave a louça com luvas
A química dos detergentes podem afetar unhas e enfraquecê-las.
Fique atenta para as quebras
Se você perceber que sua unha está a um passo de quebrar, não hesite em cortá-la antes que isso aconteça. Assim, você evita que a quebra ocorra na raiz, causando um machucado.
Além disso, caso suas unhas quebrem com facilidade por serem fracas e quebradiças, uma opção é mantê-las curtas até que você descubra o que causa o problema e consiga trata-lo.
Fortaleça suas unhas com soluções caseiras
Hoje em dia, a indústria de cosméticos dispõe de uma grande variedade de produtos como bases e soluções para o fortalecimento das unhas.
Você pode ainda investir em soluções caseiras como mergulhar as unhas por 30 minutos durante 15 dias em azeite ou, então, durante os mesmos 15 dias, utilizar um remédio natural feito com suco de mamão, gema de ovo e óleo de amêndoa. Aplique a mistura, deixe agir por meia hora e retire com água fria.
As unhas fracas e quebradiças também podem ser mergulhadas em uma solução feita com água morna e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Esse ritual deve ser feito nas unhas ao longo de uma semana, deixando a solução agir por 15 minutos antes de lavá-la.
Outra opção consiste em mergulhar as unhas fracas e quebradiças em um recipiente com vinagre de cidra. O procedimento deve ser feito todas as noites antes de dormir por 15 dias. Caso a opção escolhida não surta efeito, o ideal é consultar um dermatologista.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!