Cabelos

Tudo sobre a chapinha: como alcançar ótimos resultados com segurança total

Por Redação Doutíssima 20/08/2014

Há décadas a chapinha se tornou uma das melhores amigas das mulheres que buscam tanto alisar o cabelo como ajeitar o frizz ou apenas retirar um pouco da umidade. Com o passar do tempo, a indústria responsável pela fabricação do equipamentofoi evoluindo em produtos que buscam cada vez mais contemplar suas usuárias com o mínimo dano aos fios.

A evolução da chapinha

Para isso, surgiram modelos de cerâmica, ionizados e de muitos outros tipos, visando a saúde capilar. Além disso, os cosméticos também acompanharam essa evolução a fim de trazer maior conforto e satisfação para as usuárias.

chapinha

Uso da chapinha requer a adoção de medidas de segurança para evitar choques. Foto: Shutterstock

No entanto, o que muitas mulheres não sabem é que por trás da chapinha estão escondidos alguns perigos, entre eles a ocorrência de mortes devida à mistura entre a corrente elétrica do aparelho e água.

Cuidados antes da compra

Por isso, antes de adquirir sua chapinha, é importante atentar para alguns pontos que em um primeiro momento parecem bobagem, mas que fazem toda a diferença para que você atinja seu objetivo de ter cabelos lindos e saudáveis – e o melhor: em segurança.

O primeiro ponto que deve ser atentado é para o formato da tomada. Desde o ano de 2013, o Inmetro não permite mais que sejam comercializadas pranchas de cabelo que não estejam dentro do novo padrão de tomadas. Ao ter certeza de que a sua está, você estabelece um parâmetro de que a mesma foi certificada antes de ir para o mercado.

Também é recomendado que na hora de fazer a aquisição de uma chapinha seja feita uma série de perguntas ao vendedor em relação à qualidade do produto, ou seja, se a carcaça é resistente à alta temperatura, se é blindada e se possui cabo giratório – importante na hora de evitar curto circuito.

Tenha em mente que o barato pode sair caro e por isso tais perguntas devem ser um fator de decisão mais importante do que as cifras envolvidas. Também leve em conta a importância da compra de produtos originais. Marcas desconhecidas dificilmente foram atestadas pelos órgãos responsáveis e, por isso, podem colocar a sua saúde em risco.

Atenção no uso da chapinha em casa

No entanto, mais importante do que ter a noção de certificação por meio das novas tomadas, é importante que alguns pequenos cuidados sejam tomados em casa, a fim de evitar acidentes domésticos relacionados a pranchas, secadores e baby liss.

O primeiro está relacionado à prevenção de choques elétricos: para isso é importante não utilizar os aparelhos quando estiver descalça. Outra dica valiosa nesse sentido diz respeito a umidade – evite lugares úmidos na hora de ligar o aparelho e nunca deixe que a chapinha seja umedecida ou molhada.

A maior incidência de reclamação e relato de problemas com essa classe de produtos elétricos está relacionada à falta de segurança elétrica ou térmica, significando que muitas marcas têm problema de falta de isolamento, bem como um aquecimento excessivo do plástico e da cerâmica em contato com os fios – isso é um fator de risco não apenas para choques, mas também para queimaduras. Para amenizar esse problema o ideal é sempre se certificar, e se possível optar por pranchas que sejam bivolts automáticas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!