Dica do Nutricionista

Saiba quais os tipos de gorduras você encontra nos alimentos

Por Redação Doutíssima 18/07/2015

Quando se fala em gordura, o primeiro pensamento pode ser: evitar. Mas ela é importante para a saúde e funcionamento do corpo, por isso basta saber quais são os tipos de gorduras mais adequados e em que quantidade devem estar presentes na alimentação.

 

As gorduras constituem aproximadamente 34% da energia na dieta humana. De acordo com a nutricionista Adriana Pittelkow, a gordura é essencial para a digestão, absorção e transporte de vitaminas lipossolúveis e fitoquímicos lipossolúveis, tais como carotenoides e licopenos.

tipos de gorduras

A gordura trans, presente em muitos produtos industrializados, faz mal à saúde. Foto: iStock, Getty Images

Os principais tipos de gorduras encontrados nos alimentos são: saturada, insaturada, monoinsaturada, poli-insaturadas e gorduras trans.

Tipos de gorduras: moderação é o caminho

Tanto os alimentos naturais como os processados podem conter vários tipos de gorduras. Alguns têm efeito positivo, aumentando o colesterol bom (HDL), enquanto outros podem ser prejudiciais, potencializando o LDL, o colesterol ruim.

Mesmo os tipos de gorduras benéficos devem ser consumidos com moderação, pois qualquer fonte de gordura contém mais calorias que os carboidratos e as proteínas.

A gordura saturada faz mal porque facilmente se acumula nas paredes internas dos vasos sanguíneos, acelerando a formação de placas de gordura e entupimento das veias. Isso provoca aterosclerose, aumento do colesterol, obesidade e problemas cardíacos.

O consumo de alimentos ricos em gorduras insaturadas pode ajudar no controle da pressão arterial, do colesterol ruim, dos triglicerídeos e contribuir para um peso saudável. A ingestão desses alimentos colabora para o aumento do colesterol bom, fator de proteção para o sistema cardiovascular.

Os triglicerídeos e esteróis são outros dos tipos de gorduras encontrados no sangue e que só são ruins quando estão em grandes quantidades. As gorduras monoinsaturadas, também chamadas de Omega9, são consideradas o tipo mais saudável de gordura na dieta. São melhores para cozinhar e proporcionam grandes benefícios à saúde.

É importante não exceder mais do que 25 a 35% de gordura da dieta. Adriana cita as recomendações do American Diabetes Association (ADA) e sugere  um consumo maior de gorduras monoinsaturadas do que de gorduras saturadas.

 

Onde encontrar os tipos de gorduras

1. Saturadas

Óleo de coco e derivados de coco, bacon e banha de porco, óleo de algodão, óleo de palma (dendê), óleo de amendoim, carnes gordurosas e bife de gado frito.

2. Insaturadas

Óleo de canola, nozes, óleo de linhaça, óleos de alguns peixes como atum e truta, castanhas, azeite de oliva, óleo de milho, soja, biscoitos, bolachas, tortas, bolos e margarinas.

3. Moinsaturadas

Abacate, castanha de caju, óleo de palma, amêndoas, azeitonas, gergelim, semente de girassol, linhaça, macadâmia e frutos secos.

4. Poli-insaturadas

Peixes gordos de água fria, como salmão, sardinha e cavala, óleos de origem vegetal como óleo de girassol, nozes, semente de abóbora e couve-flor.

5. Trans

A gordura  trans é a gordura hidrogenada utilizada no preparo de muitos produtos industrializados, como tortas, bolos, biscoitos recheados, salgadinhos, coberturas, sorvetes e produtos de panificação.

Alternativas para gorduras que fazem mal

1. Substituição

Substitua alimentos gordurosos por frutas, verduras, legumes e grãos integrais.

2. Laticínios

Escolha os laticínios como queijo magro, iogurtes magros e  leite desnatado.

3. Carnes

Substitua as carnes gordas pelas suas variedades magras e retire o excesso de gordura da carne antes de  cozinhar.

4. Rótulos

Leia atentamente o rótulo dos alimentos. Tente tornar um hábito a confirmação do teor de gorduras (lipídios) nas embalagens. Escolha produtos com o menor teor de gordura saturada.

5. Crocância

Fique atento aos alimentos com consistência crocante, como nuggets e croissants, pois também costumam ter alto teor de gordura trans.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!