As varizes são um problema que traz um grande desconforto para homens e mulheres. Elas podem aparecer ao longo do tempo e, se não forem tratadas a tempo, podem ocasionar problemas mais sérios.
Objetivos do tratamento para varizes grossas
Existem várias formas de tratamento para varizes grossas disponíveis, tanto para melhorar a aparência física das pernas, onde as varizes são mais frequentes, como também para aliviar os sintomas ou desconforto associados com a presença das varizes, além de prevenir as complicações associadas à elas.
O que fazer em casos de varizes grossas?
O primeiro passo e, provavelmente o mais importante, é encontrar um médico com experiência no diagnóstico e no tratamento para varizes grossas.
O especialista, além de realizar um exame físico com ênfase especial na circulação venosa, pode realizar estudos de diagnóstico adicionais para determinar a causa, a gravidade e qual a melhor opção de tratamento para varizes grossas disponível.
Quanto mais cedo as varizes forem tratadas, menor o risco de aparecerem as varizes grossas, as quais possuem menos tratamentos de cura.
As varizes grossas podem causar problemas?
As varizes grossas ou varizes do tipo 3 ainda não apresentam complicações à saúde. Por isso, neste estágio, é importante não esperar e buscar logo a solução do problema através de tratamento para varizes grossas. Além do inchaço e escurecimento da região afetada, que geralmente são as pernas, podem, com o tempo, aparecer úlceras.
As varizes surgem por diversos fatores, principalmente por pessoas que passam muito tempo em pé, onde as veias dos membros inferiores, responsáveis pelo retorno sanguíneo ao coração, perdem a função de suas válvulas que fazem com que o sangue retorne para o coração. Assim, as veias se dilatam, devido à perda de elastina.
Formas eficazes de tratamento para varizes grossas
Cirurgia convencional
Este é o tratamentomais antigo. Na cirurgia convencional ou safenectomia, o cirurgião faz duas pequenas incisões para a retirada das varizes.
Uma delas é na virilha e outra perto do pé, onde passam um aparelho conhecido como fleboextrator, que retira toda a veia que está causado problema na circulação do sangue. Depois da cirurgia, é obrigatório o uso de meias elásticas e deve ser feito o repouso de 15 a 30 dias.
Cirurgia a laser
Outro método de tratamento para varizes grossas que pode acabar com o problema é o tratamento a laser, que é um procedimento mais recente para solucionar o problema.
Este procedimento não necessita de internação, cortes e anestesias, além de não provocar hematomas. Consiste na aplicação, através de uma agulha com um finíssimo cabo de fibra ótica, que atua dentro das varizes.
Assim, a temperatura do sangue aumenta, transferindo o calor para a parede da veia, o que provoca a sua inatividade. Em apenas uma sessão já é possível livrar-se do incômodo.
Escleroterapia
Este procedimento também promete acabar com as varizes grossas em apenas uma sessão e também não necessita de internação hospitalar e anestesia. Consiste na aplicação de um medicamento na veia dilatada, com a ajuda de um aparelho ultrassom. Este medicamento possui uma consistência de espuma e contém um gás líquido, que aumenta a sua ação sobre a parede da veia, o que eleva a sua eficácia.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!