Especialidades

Entre no clima das festas juninas e faça uma paçoca diet

Por Redação Doutíssima 22/06/2015

Junho apareceu no calendário e a expectativa para as festas juninas já começa. Quem acha que não vai poder participar dos festejos gastronômicos está enganado. Mesmo com restrições alimentares, todo mundo pode aproveitar as comidas típicas da época, incluindo a paçoca diet.

Pessoas diabéticas não podem consumir açúcar e, por isso, precisam de opções alimentares viáveis. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) afirma que os produtos diet não devem ser confundidos com os light.

pacoca diet

Pessoas diabéticas podem aproveitar a festa junina com paçoca feita com adoçante. Foto: iStock, Getty Images

O diet é voltado para quem tem restrição de alguma substância e, por isso, o alimento pode ter mais calorias ou gorduras. A SBD indica os produtos light para quem busca a perda de peso.

A delícia feita com amendoim, açúcar ou adoçante, farinha e uma pitadinha de sal é muito tradicional e não pode faltar nas festas juninas. Além da paçoca, também é possível encontrar versões modificadas das tradicionais receitas de pé-de-moleque, canjica, pamonha, bolo de milho e outros.

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab)  explica que paçoca é uma palavra de origem tupi que significa esmigalhar.

A mistura do amendoim triturado com farinha de mandioca e açúcar já era feita muito antes dos Portugueses chegarem na colônia. O doce é uma típica receita caipira dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

A paçoca diet ou em versão normal pode ser encontrada facilmente o ano todo em supermercados e lojas de produtos alimentícios. As versões mais comuns são em formato de tijolinho ou de rolha.

 

paçoca diet 

Principal ingrediente da paçoca diet

O amendoim é uma oleaginosa rica em gordura boa, a monoinsaturada. Esse tipo de nutriente tem ação anti-inflamatória e reduz o risco do aparecimento de doenças cardiovasculares. 

Por ser de origem vegetal, o amendoim, usado na paçoca diet ou comum, não possui colesterol. Ele inclusive ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no organismo. Além disso tudo, essa oleaginosa é rica em muitos nutrientes, principalmente magnésio, potássio, ferro e vitaminas do complexo B.

Outro benefício do amendoim é bem prático: o esforço necessário para a mastigação e as fibras contidas nesse alimento dão uma grande sensação de saciedade. 

Receita de paçoca diet

Além de usar adoçante dietético, essa receita leva farelo de aveia, um carboidrato de baixo índice glicêmico que o organismo leva mais tempo para processar.

Ingredientes:

– 250gr de amendoim torrado sem casca e sem sal

– 100gr de farelo de aveia

– 2 colheres de sopa de manteiga sem sal

– 4 colheres de sopa de adoçante dietético granulado

– 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Em um triturador, bata todos os ingredientes até que tudo se transforme em uma farofinha fina. Se a farofa parecer muito seca, adicione uma colherinha de água filtrada. Passe a mistura para um prato e molde as paçocas como quiser.

Para formatar cada paçoca diet, você pode usar as mãos ou moldes de biscoito. Outra dica é pressionar um pouco da mistura em forminhas de empada para ficarem redondinhas.

Se você não encontrar o amendoim pronto para essa receita de paçoca diet, pode comprar a versão mais natural, ainda na casca mais grossa. Nesse caso, é preciso tirar os amendoins da casca, distribuir em uma forma e assar em fogo baixo até que fique bem dourado. Depois é só remover a pele esfregando com os dedos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!